Connect with us

Cultura

Festival Nacional de Teatro começa amanhã (15), em Piracicaba‏

Avatar

Published

on

As artes cênicas tomam conta do interior paulista entre os dias 15 e 23 de novembro com atrações gratuitas ao público de todas as idades. Trata-se do 9º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba), realizado pela Secretaria Municipal da Ação Cultural. A programação mescla oficinas, bate-papos e espetáculos para adultos, crianças e adolescentes.

Sem caráter competitivo, o Fentepira visa a formação de plateias, o estímulo à troca de ideias, a popularização das artes cênicas e o fomento dos grupos locais. “A nossa preocupação é realizar um evento de excelente nível aos apreciadores de teatro. Desde o seu início, em 2006, o Fentepira é abraçado por instituições, que unem-se ao poder público na realização”, diz a secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

O Festival registrou inscrição recorde: 346 espetáculos, de 17 estados e 89 cidades. O ator e diretor Roberto Rosa, curador desta edição, fez a seleção das peças. “É uma oportunidade única, em que artistas e público têm acesso gratuito ao bom teatro das diversas regiões do país”, diz.

Fábrica de Chocolate é inspirado na morte de Vladimir Herzog - Foto: Meg Lopes / Divulgação

Fábrica de Chocolate é inspirado na morte de Vladimir Herzog – Foto: Meg Lopes / Divulgação

APRESENTAÇÕES – O 9º Fentepira será aberto oficialmente às 11h de sábado, 15, na praça José Bonifácio, com o espetáculo O Ponto Alto da Festa, do grupo Barracão Teatro, de Campinas. No dia 22, às 11h, o local recebe a peça Otelo e a Loira de Veneza ou o Pancadão da Traição, da Cia. Lona de Retalhos, de Santo André.

Em frente ao Armazém 7A do Engenho Central estão agendados dois espetáculos de rua: A Nau dos Desterrados, no dia 21, às 21h, pela Cia. de 2, de São José dos Campos, e Saltimbembe Mambembancos, às 17h30 do dia 23, pelo Circo Teatro Rosa dos Ventos, de Presidente Prudente.

Dois espetáculos no Teatro Erotídes de Campos abordam os 50 anos do Golpe e as violações aos direitos humanos pela Ditadura Militar: Fábrica de Chocolate, às 20h do dia 15, da Frederico e Osório Produções Culturais, do Rio de Janeiro; e o monólogo Maria, Sou Eu?, no dia 20, às 20h, do grupo piracicabano Por Volta de Logo Depois.

O Teatro do Engenho recebe também Maria Inês ou o que Você Mata para Sobreviver, da Cia. Ato Reverso, de São Paulo, às 19h do dia 21; o espetáculo Monóculo, do Grupo Tecelagem, de Jacareí, às 20h do dia 19; Epitáfio, da Cia. EmVersão, de São Paulo, às 20h do dia 22; e o infantil Ana na Árvore, da Ana Núcleo Artístico, de São Paulo, às 14h do dia 18.

Às 20h do dia 16, no Teatro do Sesi Piracicaba, na Vila Industrial, tem o espetáculo Velhos Caem do Céu como Canivetes, da Pequena Companhia de Teatro, de São Luís, Maranhão.

Após os espetáculos da mostra oficial acontecem debates com o doutor em história social Alexandre Mate, professor da Unesp (Universidade Estadual Paulista), e Fátima Saadi, dramaturgista do Teatro do Pequeno Gesto e editora da revista Folhetim e da coleção Folhetim/Ensaios.

Duas peças infantis do projeto Diversão em Cena, da ArcelorMittal, foram incluídas na programação paralela: A Bela e a Fera, da Roma Produções Artísticas, de Piracicaba, no dia 16, e Os Três Porquinhos, da Cia. Le Plat du Jour, de São Paulo, no dia 23. Os espetáculos começam às 16h.

A programação paralela do Fentepira traz três oficinas gratuitas, com inscrições abertas pelo site, e cinco esquetes cômicas, apresentadas 10 minutos antes dos espetáculos dos dias 16, 20 e 21 pelos grupos Ronaumrose, Vida em Ação, Sexta-feira Pode Tudo e Cia. Pimenta.

O Ponto Alto da Festa abre a programação na praça - Foto: Divulgação / Neander Heringer

O Ponto Alto da Festa abre a programação na praça – Foto: Divulgação / Neander Heringer

MOSTRA – Paralelo ao Fentepira está sendo realizada desde o dia 13 de novembro a 21ª Mostra Estudantil, com espetáculos de grupos de teatro de escolas públicas, privadas ou de entidades do Estado de São Paulo.

Os espetáculos serão apresentados no dia 17, às 14h, no Teatro do Sesi, e às 20h, no Teatro do Engenho. Os grupos são de Piracicaba, São Bernardo do Campo, Mogi das Cruzes, São Paulo, Boituva e Quadra.

Os parceiros do Fentepira e da Mostra de Teatro Estudantil são o Sesi Piracicaba, Colégio Piracicabano, Senac Piracicaba, Unimep, Ponto de Cultura Garapa, Secretaria da Educação, Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), Centro de Comunicação Social e Rádio Educativa FM.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.