Connect with us

Notícias

Engenheiros avaliam danos causados pelo fogo no Engenho Central de Piracicaba

Rafael Fioravanti

Published

on

Nesta manhã de segunda-feira (23), Vlamir Schiavuzzo (secretário de Obras), Felipe Igreja (engenheiro de segurança do SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), Odair Mello (chefe da Defesa Civil) e Rosângela Camolese (secretária da Ação Cultural e Turismo) estiveram no barracão 09 do Engenho Central, para avaliar os danos causados pelo incêndio na noite deste domingo (22).

Foto: Wagner Romano / PIRANOT

Após a avaliação, a Prefeitura informou que ainda não tem os resultados do laudo pericial. A rede elétrica do espaço foi modernizada recentemente e o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) está em dia.

Embora ainda não seja possível estimar o valor do prejuízo, o que se sabe até o momento é que foram queimados materiais do Programa Movimentação Cultural utilizados nas oficinas culturais, como linhas, papéis, alguns figurinos e outros.

Parte do barracão 09 está interditado para limpeza e retirada dos materiais que não foram queimados. Eles serão encaminhados para uma sala no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. As exposições paralelas do Salão Internacional de Humor, abrigadas em parte do espaço, não foram atingidas.

No local, funcionava o administrativo do Movimentação Cultural e do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra, além dos ensaios da Cia. Estável de Teatro – CETA.

Reconstrução

Odair Mello, chefe da Defesa Civil, conversou com a imprensa na manhã desta segunda-feira (23). “Esse barracão é antigo, mas as bases são bem reforçadas. O incêndio ocorreu no mezanino, onde há uma laje bem espessa composta por aço. Essa estrutura está perfeita, não foi abalada. Como o telhado é de madeira com telhas de brasilit, só ele foi danificado. Não há necessidade de demolir esse barracão, apenas de reformá-lo”, informou.

Ele disse também que os técnicos de segurança irão até o Engenho para fazer toda a limpeza. Em seguida, toda a parte danificada pelo incêndio será reconstruída.

Manutenção

A secretária de Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, também falou com a imprensa. Ela comunicou que o Engenho passa toda semana por uma revisão e que todos os equipamentos que ajudaram no combate ao incêndio estavam funcionando perfeitamente.

“Dos 300m² de barracão que temos aqui, aproximadamente 100m² foram danificados. A nossa sorte é que temos um programa de manutenção frequente de todos os equipamentos, e os equipamentos de combate a incêndio estavam em ordem. Toda semana fazemos essa revisão”, comentou.

Quanto ao plano de restauração do barracão atingido, Rosângela Camolese disse que já fez uma reunião na manhã desta segunda-feira (23) para tratar do tema.

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

  • W&W POSTO DE LAVAGEM: procurando um lugar para lavar seu veículo? Conheça o W&W Posto de Lavagem, localizado na Rua Dom Pedro II, 2304. Mais informações pelo WhatsApp (19) 9.8763-7406.

Rafael é formado em jornalismo (comunicação social) pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redações e editoras literárias. Integra a equipe do Jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.