Connect with us

Cultura

Em Piracicaba, tradicional Festa das Nações deve acontecer apenas em setembro

Rafael Fioravanti

Published

on

A 37ª edição da Festa das Nações de Piracicaba, que estava marcada para junho, no Engenho Central do município, foi adiada devido à pandemia do coronavírus. O esperado é que o tradicional evento gastronômico da cidade ocorra de 9 a 13 de setembro.

Em Piracicaba, tradicional Festa das Nações deve acontecer apenas em setembro

Foto: Perigo

Neste ano, a Festa vai beneficiar diretamente 20 instituições sociais de Piracicaba, que representam 17 nações, que irão comandar 19 restaurantes, com pratos típicos. A novidade será a chegada de uma nova nação – a Suíça – comandada pela Escola de Mães Professora Branca Mota de Toledo Sachs. A infraestrutura deve ser a mesma do ano passado, com uma tenda montada no grande pátio, além dos shows folclóricos.

De acordo com José Antonio de Godoy, vice-prefeito da cidade, a festa tem como patrocinadores: Arcellor, CJ do Brasil, Caterpillar, OJI Papéis, Embraplan, Chope Germânia, Unimed Piracicaba, Sicredi, Mirante, Elring Klinger, Grupo Pirasa, Revista Trinova e Rede Drogal. “Temos que agradecer a essas empresas que, mesmo diante de um cenário preocupante por conta da pandemia do coronavírus, mantiveram seu patrocínio. Sem essa ajuda, a festa não se realiza. Esperamos, ainda, que novos parceiros se juntem a estes, já que as instituições dependem da renda da festa para manter seus projetos sociais que auxiliam milhares de pessoas carentes”, comentou.

Além dos patrocinadores, a Festa só acontece também graças ao trabalho de voluntários. Aliás, são cerca de sete mil voluntários a cada edição. “A Festa só se torna um sucesso graças a esses voluntários. Muitas dessas pessoas deixam compromissos pessoais e a família para servirem o público da Festa das Nações. Neste ano atípico, mais do que nunca vamos precisar da dedicação dessas pessoas”, comentou Sandra Negri, a presidente do Fussp.

A edição passada da Festa das Nações teve um público de 60 mil pessoas. A renda beneficiou 25 instituições sociais do município, que atendem aproximadamente 14 mil pessoas.

37ª Festa das Nações de Piracicaba
Data: de 9 a 13 de setembro de 2020
Local: Engenho Central de Piracicaba
Endereço: Avenida Maurice Allain Nº 454.

Rafael é formado em jornalismo (comunicação social) pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redações e editoras literárias. Integra a equipe do Jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.