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Mercado de Trabalho

Em Piracicaba, Semtre realiza mais de 4.600 atendimentos nos primeiros 20 dias do ano

Rafael Fioravanti

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Em Piracicaba, a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) atendeu 4.633 pessoas nos primeiros 20 dias de 2020. Deste número, 2.171 trabalhadores procuraram a secretaria para uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho. Os atendimentos são feitos pelo Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT), que verifica o perfil do candidato; se ele se encaixar nas vagas disponíveis no painel de emprego, é encaminhado para entrevista.

Semtre

Foto: Divulgação.

Também ficar a cargo da Semtre cuidar do Banco do Povo, o Programa de Microcrédito Produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), em parceria com as Prefeituras Municipais. 78 pessoas receberam atendimento por esse serviço, a fim de buscar um financiamento para abrir ou ampliar o seu negócio.

O atendimento em busca de informações sobre o MEI (Microempreendedor Individual), criado para que os trabalhadores informais estejam dentro da legalidade, com uma carga tributária reduzida, foi procurado por 1.690 pessoas.

Já na Economia Informal (trabalhadores que atuam como comerciantes de rua), 646 pessoas buscaram informações e 48 pessoas foram atrás dos cursos de qualificação. Os treinamentos, que são ministrados por empresas sediadas em Piracicaba em espaço cedido pela Semtre, atenderam 220 pessoas.

“Os serviços da Semtre atendem a todos, tanto trabalhadores quanto empreendedores e empregadores. Essa interação é muito importante para o desenvolvimento de Piracicaba em todas as suas áreas”, informou José Luiz Ribeiro, responsável pela Semtre.

Rafael é formado em jornalismo (comunicação social) pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redações e editoras literárias. Integra a equipe do Jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.

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