Em Piracicaba, Polícia Civil prende empresários por furto de energia elétrica

Espaço para publicidade

14 de julho de 2020 · Piracicaba (SP)

Em Piracicaba, Polícia Civil prende empresários por furto de energia elétrica

Receba notícias no WhatsApp

A Polícia Civil, mais especificamente equipes do GOE – DEIC, prendeu três empresários por furto de energia elétrica em Piracicaba. Outros dois empresários seguem sob investigação. As prisões ocorreram nesta segunda e terça — dias 13 e 14, respectivamente.

Uma foto da viatura da Polícia Civil
Foto: Polícia Civil.

Após ciência de que empresários de Piracicaba estariam praticando furto de energia em seus respectivos estabelecimentos comerciais, equipes do GOE – DEIC se diligenciaram até esses estabelecimentos, acompanhados de representantes da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), visando a constatação técnica do alusivo crime. Ao todo, oito locais foram averiguados, sendo constatado furto de energia mediante ligação clandestina em pelo menos cinco deles.

No primeiro local, situado na Rodovia Piracicaba – Anhumas, um homem de 54 anos foi preso em flagrante delito, sendo constatada também ligação clandestina em cinco residências existentes por ali.

No segundo local, no bairro Vila Fátima, onde funcionava uma pizzaria e atualmente encontra-se estabelecida também uma oficina mecânica, representantes da CPFL também constataram desvio de energia. Contudo, como já havia solicitação do responsável pelo local para que a energia do imóvel fosse desligada, não foi possível efetuar a autuação em flagrante, visto que, por regra da própria CPFL, após solicitação de desligamento de força, a autuação deve ser feita dentro de 48 horas.

No terceiro local, técnicos da CPFL constataram a existência de um dispositivo chamado “Jumper”, responsável por burlar a medição de consumo de energia. Como o responsável pelo local está estabelecido no imóvel há apenas dois meses e o furto de energia estar ocorrendo há mais tempo que isso, também não foi possível que policiais lavrassem o auto de prisão em flagrante delito. Este crime será apurado em inquérito posteriormente.

No quarto estabelecimento averiguado, uma serralheria localizada no bairro Jardim Califórnia, também foi constatada fraude nas ligações elétricas, já que a fiação do poste era ligada diretamente, sem passar pelo relógio medidor. Isso configura crime de furto. Um homem de 50 anos de idade, responsável pelo local, acabou preso em flagrante delito.

Já no quinto estabelecimento comercial, uma borracharia localizada no bairro Água Branca, policiais também constataram uma ligação vinda direto do poste, sem passar pelo medidor de consumo. Um homem de 38 anos de idade também acabou preso em flagrante delito.

“No tocante às prisões em flagrante delito, conforme prevê a lei, fora arbitrada fiança pela Autoridade Policial, sendo esta exibida nos três casos, sendo os três empresários colocados em liberdade, para assim responderem pelo crime de furto de energia elétrica”, informou a Polícia Civil do município.

Uma foto da viatura da Polícia Civil
Foto: Polícia Civil.
Uma foto de técnico da CPFL
Foto: Polícia Civil.