Connect with us

Notícias

Em Piracicaba, operação contra tráfico e lavagem de dinheiro termina com sete presos

Fernanda Maestro

Published

on

Nesta quinta-feira (20), sete pessoas foram presas e cinco veículos foram apreendidos durante uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Polícia Civil do Estado de São Paulo (Deinter 9 – Piracicaba) contra o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Piracicaba (SP).

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

A Operação denominada “Benu” também levou à apreensão de dinheiro, celulares, drogas e outros itens e teve auxílio do helicóptero conhecido como “Pelicano” durante as buscas. De acordo com a Polícia Civil, as investigações duraram um ano e foram utilizados meios amparados em medidas cautelares judicialmente concedidas, em especial as quebras de sigilo bancário, fiscal e de comunicações telefônicas, além de outras diligências investigativas.

O Ministério Público colheu inúmeras provas de que um comerciante de veículos de Piracicaba mantinha constante relacionamento com traficantes de drogas, integrantes da facção criminosa PCC e outros criminosos. Ainda segundo as investigações, o indivíduo utilizava seu estabelecimento comercial como mecanismo de lavagem de dinheiro.

Ao longo das investigações foram colhidas provas não só das práticas de lavagem de dinheiro de traficantes e outros criminosos por meio do comércio de veículos, como também foram identificados alguns indivíduos com intensa atuação no comércio ilegal de drogas.

Com todas as provas em mãos, sete prisões preventivas e 13 ordens de busca e apreensão foram decretadas. Além disso, foram autorizadas as apreensões de inúmeros veículos, todos registrados em nome de terceiros relacionados ao comerciante de veículos identificado como lavador de dinheiro dos criminosos.

Tudo o que foi apreendido

  • Cinco veículos;
  • Diversos aparelhos celulares;
  • Inúmeros documentos indicativos de práticas suspeitas de lavagem de dinheiro;
  • Quase R$ 8 mil reais em dinheiro;
  • Três porções de cocaína;
  • 140 gramas de pasta base de cocaína;
  • 500 gramas de maconha em tijolo.

Presos

Entre os presos estão o dono da loja, um filho dele e um grupo de pessoas que foram apontadas como traficantes ou que tenham envolvimento com atividades criminosas.

Operação Benu

Benu é o nome pelo qual é conhecida uma ave da mitologia egípcia. Essa ave inspirou a fênix da mitologia grega, que como ela também significa renascer após estar praticamente morta.

“Trata-se de uma referência às inúmeras dificuldades encontradas pelo Ministério Público e pela Polícia Civil para desenvolver as investigações que resultaram na deflagração desta operação, sempre com muitos percalços e obstáculos, mas que, com o empenho e dedicação de seus integrantes, lograram enorme êxito com os resultados alcançados até o momento”, explicou o órgão.

Mais fotos da operação

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

Foto: Polícia Civil

Foto: Polícia Civil

Foto: Polícia Civil

Jornalista formada pela Universidade Metodista de Piracicaba. Trabalhou em campanhas políticas e estagiou na Câmara de Vereadores de Piracicaba. Atualmente, integra a equipe dos jornais PIRANOT e PORJUCA.

1 Comment

1 Comment

  1. Avatar

    Anônimo

    21 de fevereiro de 2020 at 12:43

    Aonde é a loja?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.