Connect with us

Piracicaba

Em Piracicaba, movimentação de pessoas no TCI diminui por conta da quarentena

Rafael Fioravanti

Published

on

A pandemia de coronavírus (COVID-19) alterou drasticamente o funcionamento de todos os estabelecimentos não só no Brasil, mas em todo o mundo. Aqui em Piracicaba, o Terminal Central de Integração (TCI), no centro do município, registrou pouquíssima movimentação de pessoas na manhã desta sexta-feira (27). A foto abaixo foi feita às 11h de hoje.

Foto: Jornal PIRANOT

A Via Ágil informou o Jornal PIRANOT que, nesta quinta-feira (26), apenas 19 mil usuários do transporte público passaram pelo TCI — um número significantemente baixo. Para se ter uma noção, de segunda a sexta (dias úteis), a média é de cerca de 90 a 95 mil usuários por dia;  já aos domingos (onde a movimentação de pessoas já é naturalmente baixa), a média é ainda de cerca de 25 mil usuários.

Abre ou fecha em Piracicaba durante a época de quarentena

Por conta da pandemia provocada pelo coronavírus, muitas cidades, Estados e países entraram em fase de quarentena. O período é de extrema importância para que não haja disseminação do vírus e, consequentemente, mais casos de pessoas infectadas. Por conta desse período de isolamento social (que vai até 07 de abril), é importante que você saiba o que estará aberto ou fechado aqui em Piracicaba. Confira o cronograma abaixo.

Prefeitura Municipal — Os serviços presenciais estão suspensos, com algumas exceções emergenciais. O Atendimento é feito pelo telefone 156 e pelos canais digitais, disponibilizados no site da Prefeitura. Os serviços internos continuam, com 25% dos funcionários de cada setor.

Poupatempo Municipal — O atendimento presencial ocorre somente para casos prioritários (gestantes, recém-nascidos e internações hospitalares). Demais serviços podem ser acessados aqui.

Poupatempo Estadual — Fechado. O atendimento para mais de 40 serviços digitais pode ser feito pelo site do Poupatempo clicando aqui.

Detran — Todas as unidades do Detran estão fechadas até 30/04. Aqui no site do Detran estão disponíveis mais de 40 serviços.

IPASP (Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba) — Atendimento presencial está suspenso. Para contatar o Instituto, o beneficiário deve utilizar o telefone: 3437-9877 (dias úteis das 8h às 17h. E-mail << [email protected] >>.

Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) — Atendimento presencial nos polos e Poupatempo Municipal está suspenso. Emergências na sede do Semae, situado na Rua XV de Novembro Nº 2200, das 10h às 14h, com agendamento. Plantão pelos telefones (19) 3411-1195 – 115 – 08007729611.

Escolas municipais –– Fechadas.

Escolas Estaduais — Fechadas.

Hospitais, clínicas, farmácias, lavanderias e serviços de limpeza e hotéis — Funcionam normalmente (serviços essenciais).

Transportadoras, postos de combustíveis e derivados, armazéns, oficinas de veículos automotores e bancas de jornal — Funcionam normalmente (serviços essenciais).

Restaurantes, bares e lanchonetes — Funcionamento apenas por entrega. Proibido atendimento em mesas e balcão.

Oficinas mecânicas — Funcionam normalmente (serviço essencial).

CPFL –– Plantão pelo telefone 0800-0101010.

Pelotão Ambiental — Funciona 24h – fone: (19) 3426-1996.

Defesa Civil — Plantão 24h pelo telefone 199.

Polícia Militar — Plantão 24h pelo telefone 190.

Polícia Civil — Plantão 24h pelo telefone 197.

Guarda Civil — Plantão 24h pelo telefone 153.

Polícia Rodoviária — Parte operacional funciona normalmente. Telefone: (19) 3424-2872.

Corpo de Bombeiros — Funciona 24h pelo telefone 193.

Departamento de Trânsito — Operacional de Trânsito atende normalmente 24h; fone: (19) 3401-1111.

Transporte Público — Houve redução da frota. Os horários diferenciados estarão disponíveis no site da empresa em << viaagil.com.br >> e em quadros de horários dentro dos terminais. A loja para atendimento do Cartão Vai funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta.

Limpeza Pública (coleta de lixo e varrição) — De acordo com a Piracicaba Ambiental, os serviços de coleta, varrição e tratamento de resíduos prosseguem, com algumas restrições, por exemplo, a dispensa de trabalhadores com mais de 60 anos e o revezamento de outros. Essas medidas podem causar atrasos pontuais.

Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Referência à Atenção Básica (CRAB e Unidades de Saúde da Família (USF) — e demais serviços especializados continuam atendendo, com a reavaliação de consultas de rotina e novos agendamentos, com exceção de pré-natal, fase pós-parto e a primeira consulta de recém-nascidos.

UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) — Funcionam normalmente 24h.

COT (Central de Ortopedia e Traumatologia) — Funciona 24h.

SAMU — Atende normalmente pelo telefone 192.

Bancos — Continuam abertos, com atendimento prioritário ao público prioritário, como aposentados e pensionistas (serviço essencial).

Comércio — Fechado.

Supermercados e congêneres — Funcionam normalmente (serviço essencial). Proibido consumo de alimentos no local.

Mercado Municipal — Funciona das 06h às 17h30 de segunda a sexta-feira; sábados e domingos das 06h às 12h.

Varejões Municipais — Funcionam normalmente (serviço essencial).

Farmácias — Funcionam normalmente (serviço essencial).

Shopping Piracicaba — Fechado.

Pontos turísticos, centros culturais, parques, zoológico e feiras — Fechados.

Rafael é formado em jornalismo (comunicação social) pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redações e editoras literárias. Integra a equipe do Jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.