Connect with us

Notícias

Chuvas em fevereiro já atingiram 400 milímetros em Piracicaba

Fernanda Maestro

Published

on

As chuvas registradas no município durante o mês de fevereiro já atingiram a marca de 400 milímetros (mm), informa a Defesa Civil de Piracicaba. O índice pluviométrico apurado neste mês é 127% superior ao registrado durante todo o mês de fevereiro de 2019.

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

Nesta terça-feira de Carnaval (25), as fortes chuvas que caíram sobre a cidade provocaram a queda de aproximadamente 40 árvores nos bairros Taquaral, Santa Rica, Santa Rita Avencas, Perdizes e São Francisco.

Os serviços de corte, retirada, a remoção de árvores/galhos e a liberação de algumas vias desses bairros (que ficaram interditadas) estão sendo realizados por equipes da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sema), do Pelotão Ambiental, do Corpo de Bombeiros e da CPFL Paulista. A coordenação deste trabalho é de responsabilidade da Defesa Civil de Piracicaba.

“Esses serviços ainda vão durar uns três ou quatro dias, porque entre essas árvores há umas oito que são de grande porte”, afirma Odair Mello, secretário-executivo da Defesa Civil. Duas localidades que registraram quedas de grandes árvores foram a Rua Dorival Cruz Lima (no Santa Rita), na altura do número 1.340, e a Rua Jacarezinho (no Taquaral), nas proximidades do número 62.

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

Segundo Odair, apesar dos estragos nessas localidades o índice de chuvas apurado entre às 7h de terça-feira de Carnaval e às 7h desta quarta-feira de cinzas foi de aproximadamente 10 mm. “Ou seja, um volume bem tranquilo”, avalia.

Já entre às 12h30 e 13h30 de ontem (26), uma chuva de maior intensidade (19 mm) provocou pequenos e rápidos pontos de alagamento em algumas vias na cidade – como trechos das avenidas Independência e 31 de Março, contudo sem causar prejuízos em outras áreas.

Rio Piracicaba

Segundo Odair, apesar da elevação, o nível do Rio Piracicaba “está normal” nesses dias de bastante chuva. Às 14h20 de ontem, o Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (Saisp) apontava que o nível do manancial era de 2,74 metros. O rio só entra em estado de atenção a partir dos 3,20 m e em estado de alerta quando atinge 3,70 m. Quando o nível chega a 4,20 m é decretado o estado de emergência. Já o extravasamento ocorre a partir dos 4,70 m.

Nesta quinta-feira (27), a previsão de chuva para o município é de 15 mm, comunica a Defesa Civil de Piracicaba.

Jornalista formada pela Universidade Metodista de Piracicaba. Trabalhou em campanhas políticas e estagiou na Câmara de Vereadores de Piracicaba. Atualmente, integra a equipe dos jornais PIRANOT e PORJUCA.