Connect with us

Entretenimento

Carnaval Popular: Oito blocos participam da programação

Redação - PIRANOT / PORJUCA

Published

on

Com programação imperdível, a temporada mais agitada do ano está chegando e o Carnaval Popular, que ocorrerá entre os dias 21 e 25 de fevereiro contará com a participação dos blocos da cidade: Baque Caipira, Mestre Ambrósio, Pira Pirou, Projeto Guri, Do Amor, Da Ema, Sapucaia e Peixe Caipira. A festividade é gratuita e aberta ao público em geral.

Foto: Divulgação.

No dia 16 de fevereiro, o cortejo de pré-carnaval do Maracatu Baque Caipira terá como tema, Nossa Senhora do Rosário. A formação do cortejo contemplará porta-estandarte, dama do paço, orixás, baianas, caboclinhos, lanceiros, catirinas e a realeza negra da cidade, constituída por importantes representantes da comunidade piracicabana. O evento seguirá a bateria do Baque Caipira, formada por agbês, ganzás, caixas, gonguê e tambores (alfaias).

A concentração será a partir das 15h, na praça Tibiriçá (no sentido da rua Do Rosário) e a saída para o trajeto está prevista para às 16h30, seguindo pela rua São José, Luiz de Queiroz e Moraes Barros até chegar ao Largo dos Pescadores. O encerramento está previsto às 18h.

Pela primeira vez, o Bloco do Projeto Guri terá sua exibição no carnaval de Piracicaba, no dia 22 de fevereiro, das 9h às 11h. Formado por crianças e adultos entre 6 e 21 anos, a concentração acontece em frente ao Museu da Água e o trajeto percorrerá toda a avenida Beiro Rio até chegar ao Largo dos Pescadores. Apoiado pela SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo), a participação do bloco celebra o 15º aniversário do projeto em Piracicaba.

Em tradição piracicabana, o bloco da Sapucaia estará no Engenho Central, às 14h, no dia 22. Os foliões poderão aproveitar a atração com a banda Bafo de Onça. O show segue até às 22h.

Também no sábado (22), às 16h, o tradicional Cordão do Mestre Ambrósio entrará em cena e realizará homenagens ao falecido Mestre Ambrósio. Neste desfile, terão algumas novidades na parte técnica e artística, com o lançamento do Boneco gigante do grande incentivador do bloco. A praça da Boyes será o ponto de concentração dos foliões que seguirão pela rua Luiz de Queiroz e avenida Beira Rio, trajeto que engloba cartões postais da cidade, como o Museu da Água, Passarela Pênsil e a Casa do Povoador. Em seguida, manterá o percurso ao redor do Rio Piracicaba até o Largo dos Pescadores.

O Bloco Pira Pirou participará no dia 23, com a concentração na praça José Bonifácio a partir das 14h. O trajeto está previsto para às 17h, pela rua Boa Morte, seguindo pela rua 15 de Novembro, Antônio Corrêa Barbosa e Moraes Barros até o Largo.

No domingo é a vez do bloco Peixe Caipira que estará em grande clima de folia, às 19h, no Largo dos Pescadores. Na segunda, 24, o Bloco do Amor, formado por amigos da Dolores House Piracicaba, se concentrará a partir das 18h na rua Antônio Correa Barbosa, atrás da antiga Boyes. A saída será às 19h30 e seguirá pela rua 13 maio e a avenida Beira Rio, também em direção do Largo dos Pescadores.

Na terça-feira, dia 25 de fevereiro, o Bloco da Ema realizará sua concentração a partir das 17h, em frente ao Sesc Piracicaba (rua Ipiranga, 155, Centro). A atração acompanhará o cortejo do grupo de Maracatu.

Neste ano, a entrada de coolers ou qualquer conservadora de bebidas e alimentos (qualquer tipo), sprays de espuma ou similares, caixas ou aparelhos de som móvel e o uso de equipamentos ou materiais que possam ser utilizados como armas ou ferir outras pessoas, serão proibidos durante o carnaval popular de Piracicaba (Largo dos Pescadores e Engenho Central).

ENGENHO CENTRAL – Nos dias 22 e 23/2, os acessos ao Engenho Central serão abertos somente no horário da programação do Carnaval Popular. As festividades terão início às 14h.

Foto: Divulgação.

Programação:

16/02

  • Cortejo de pré- carnaval do Bloco Maracatu Baque Caipira – a partir das 15h. Concentração: Praça Tibiriçá.

22/02

  • Bloco Guri – a partir das 9h. Saída: Museu da Água.
  • Bloco Mestre Ambrósio – 16h. Local: Praça da Boyes.
  • Bloco da Sapucaia – 14h. Local: Engenho Central.

23/02

  • Bloco Pira Pirou – A partir das 14h. Concentração: Praça José Bonifácio.
  • Bloco Peixe Caipira – às 19h. Local: Largo dos Pescadores.

24/02

  • Bloco do Amor – A partir das 18h. Saída: Rua Antonio Correa Barbosa, atrás da antiga Boyes.

25/02

  • Bloco da Ema – A partir das 17h. Concentração: Em frente ao Sesc Piracicaba.

Fundado em 18 de novembro de 2011, o Jornal PIRANOT é uma marca da Empresa Júnior Cardoso LTDA. Aqui, notícias de Piracicaba são prioridades. Confira tudo o que acontece de mais importante na cidade em tempo real. Jornalismo 24 horas de plantão.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.