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Piracicaba

Anel viário de Piracicaba finalmente é entregue e inaugurado

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Foto: Divulgação

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O contorno de Piracicaba, com extensão de 9 quilômetros, foi oficialmente entregue hoje, 27, em cerimônia com o governador Geraldo Alckmin, o prefeito Gabriel Ferrato e lideranças. O novo anel viário liga as rodovias Comendador Mário Dedini (SP-308), Luís de Queiroz (SP-304), Cornélio Pires (SP-127) e Deputado Laércio Cortes (SP-147). No evento, o governador anunciou a construção de uma alça de acesso ao bairro Monte Alegre, atendendo pedido do prefeito Ferrato.

“Uma grande obra, que vai beneficiar o município, tirar o trânsito de passagem do Centro da cidade e beneficiar todo o Aglomerado Urbano. São mais de 9 km de anel viário, uma ponte sobre o rio Piracicaba, um túnel, uma grande obra entregue. E nós estamos autorizando uma segunda obra que não estava prevista no contrato original. São mais de R$ 19 milhões, que é o acesso ao bairro Monte Alegre e o segundo acesso à Esalq, a Escola Superior de Agricultura”, disse Alckmin, que explicou que a licitação deve ser aberta em breve e as obras iniciadas em novembro.

Foto: Divulgação

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“A obra é um ganho para Piracicaba. A avenida Centenário, que acabamos de entregar, com melhorias para durar 30 anos, poderá durar 40 com o novo contorno. Já a alça para o Monte Alegre vai facilitar o acesso dos moradores do bairro e preservar o local, que é patrimônio histórico, já que vai tirar de suas ruas os veículos de grande porte. Nós também já recuperamos o outro acesso, pela avenida Pádua Dias”, disse Ferrato. O prefeito também ressaltou que Alckimin assumiu a responsabilidade sobre o Hospital Regional. “O governador assumiu conosco e expôs que o Hospital Regional será assumido e custeado pelo Estado. Nós fizemos a obra com dinheiro da Prefeitura e ele disse, publicamente, que o hospital será operado e conduzido pelo Estado. São duas importantes conquistas para Piracicaba”, finalizou.

Responsável pela geração de 2.000 empregos, a obra do Contorno trará como grande benefício a retirada do tráfego rodoviário do centro da cidade, o que reduzirá o trânsito nas principais vias. Trará, também, benefícios para a economia, com melhoria no escoamento da produção das empresas da região e fomento para o desenvolvimento regional. Para os motoristas, aumentará a segurança e o conforto com a redução no tempo de viagem.

A primeira fase do Contorno de Piracicaba, com 3,2 km, já havia sido liberada ao tráfego em agosto de 2014. Além da construção de duas pistas, a obra da nova rodovia inclui a implantação de ponte sobre o rio Piracicaba (km 2,9), túnel (km 2,6), e de dispositivos de entroncamento, acesso e passagem inferior ao longo do trecho. Também foram realizadas ampliações, melhorias e modernização de dois dispositivos já existentes, um no entroncamento com a SP-127 e outra de retorno para o Distrito Industrial.

A obra, orçada em R$ 111,6 milhões, foi realizada pela concessionária Rodovias do Tietê, com fiscalização e gerenciamento da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

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