Connect with us

Notícias

Escola de Engenharia de Piracicaba elege nova Diretoria Acadêmica

Avatar

Published

on

O Profº Edson Wladimir Pigoretti é o novo diretor acadêmico da EEP/FUMEP (Escola de Engenharia de Piracicaba). A partir de fevereiro de 2020, ele assume o comando da Instituição pelos próximos quatro anos ao lado da Profª Maria Helena Santini Campos Tavares como vice-diretora acadêmica.

Os Profs Renato Soliani, Antonio Carlos Giuliani, José Carlos Chitolina, os diretores eleitos Edson Pigoretti e Maria Helena Santini e Mauro Rontani Júnior – Foto: Divulgação

Eles foram indicados pelo Conselho de Curadores da FUMEP, entre os nomes constantes de uma lista tríplice eleita pela Congregação, em substituição aos professores José Carlos Chitolina e Renato Soliani.

“A lista é constituída pelos três nomes mais votados pelos professores”, explicou o presidente do Conselho, Mauro Rontani Júnior. Ele lembra que, para participar da eleição, o candidato deve manifestar-se previamente, ter disponibilidade para o exercício do cargo, ter o título de doutor em curso de pós-graduação, ter pelo menos dois anos de docência na EEP e apresentar plano de trabalho para o exercício do cargo.

“Estou convicto de que farão um excelente trabalho, pautado pelo diálogo e pelo crescimento da EEP em benefício do aluno e da sociedade”, disse.

Opinião semelhante tem o diretor executivo da FUMEP, Prof. Antônio Carlos Giuliani. Ele aposta também na experiência dos eleitos e lembra que Pigoretti (graduado em Física, com mestrado e doutorado em Ciências dos Materiais e licenciatura em Física) já assumiu o cargo de diretor acadêmico da EEP de 2012 a 2016, tendo sido também coordenador acadêmico do Curso de Engenharia Civil da EEP entre os anos de 2002 e 2012.

A liderança da Profª Maria Helena, bacharel em Ciências Biológicas, mestre em Agronomia e doutora em Ciências, também foi fundamental ao pleito. Giuliani revela que, além de professora excepcional, ela se mantém à frente de programas, projetos e atividades da academia, contribuindo fortemente para a qualificação do ensino.

Ele lembra que Profª Maria Helena foi coordenadora adjunta do Curso de Engenharia Ambiental no período de 2000 a 2004, tendo representado a EEP como membro de diversas comissões, grupos de estudo, órgãos colegiados e movimentos voltados a temas de relevância social.

Segundo Giuliani, os novos diretores foram selecionados pelo Conselho sobretudo em função da sintonia que mantém com o novo papel que a educação desempenha em uma sociedade 4.0, formando profissionais qualificados; mas que também saibam dialogar com o mercado e acompanhar sua evolução tecnológica.

Ao falarem de ações práticas, Pigoretti e Maria Helena disseram que o plano de trabalho da nova Diretoria Acadêmica será desenvolvido em conjunto com a Diretoria Executiva, tendo como prioridade a projeção da EEP, a criação de novos cursos e sua permanente adequação à realidade de mercado.

Segundo Pigoretti, a proposta é trabalhar com a evolução dos conhecimentos científicos e tecnológicos e seus impactos nos processos de aprendizagem. “Queremos contribuir para reavaliar os cursos oferecidos pela EEP promovendo a competitividade, a subsistência e a longevidade da Instituição por meio de um trabalho desenvolvido em sintonia com o mercado e sua infraestrutura administrativa”, pontuou.

Em complemento, Prof.ª Maria Helena propõe uma gestão democrática e participativa; ampliação da comunicação interna e externa da EEP; capacitação, valorização e integração dos administradores, docentes e funcionários; ampliação e consolidação de práticas de assistência aos alunos; fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão; e ampliação e consolidação de ações continuadas de captação de alunos.

“Propomos trabalhar com valores que enfatizem a competência profissional e qualidades humanas de cada um, buscando sempre evidenciar a excelência acadêmica, a transparência administrativa, a ética, o compromisso, o respeito e a responsabilidade social e ambiental, de forma a avançarmos cada vez mais na consolidação de uma instituição respeitada e de referência no âmbito educacional de Piracicaba e Região”, disse.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.