Entenda a origem e o significado do feriado de Tiradentes comemorado em 21 de abril

O feriado foi criado no ano de 1965

O Dia da Inconfidência, popularmente conhecido como Dia de Tiradentes ou simplesmente Tiradentes, é um dos feriados nacionais brasileiros. É uma homenagem ao herói nacional brasileiro Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira. É celebrado no dia 21 de abril, pois a execução de Tiradentes deu-se neste dia, no ano de 1792. O feriado foi criado no ano de 1965.

Foto: Reprodução/Internet

Sobre Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político brasileiro, que atuou nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Patrono cívico do Brasil, além de patrono das Polícias Militares e Polícias Civis dos estados brasileiros, Tiradentes é nacionalmente conhecido por ser o personagem símbolo da conspiração denominada Inconfidência Mineira, movimento revolucionário cujo objetivo era a independência total do poder colonial português e a criação de uma república brasileira. Quando a trama dos separatistas foi descoberta pelas autoridades, Tiradentes foi preso, julgado e enforcado publicamente.

Por conta disso, desde o advento da República no Brasil (1889), Tiradentes é considerado herói nacional: o mártir foi criado pelos republicanos com a intenção de ressignificar a identidade brasileira.

Seu nome está inscrito no Livro dos Heróis da Pátria desde 21 de abril de 1992.

Informar Erro
Via Wikipédia
Leia também