Connect with us

Trânsito

Após críticas de leitores, Via Ágil se manifesta sobre mudanças em linhas de Piracicaba

Rafael Fioravanti

Published

on

Toda semana, o Jornal PIRANOT recebe uma grande quantidade de reclamações e críticas quanto às alterações que a Via Ágil, em parceria com a Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), promove em algumas linhas de ônibus do município.

Foto: Wagner Romano / Jornal Piranot

No último dia 24, um leitor, identificado como Diogo Godoy, procurou o PIRANOT para reclamar sobre algumas linhas de ônibus que ele costuma utilizar. “Desde muito tempo atrás, a Via Ágil vem reduzindo o horário de vários ônibus, e recentemente ela decidiu cortar várias linhas sem se importar com os inúmeros usuários que dependem do transporte público”, diz ele ao PIRANOT.

De acordo com ele, a linha 209 Vila Independência via Voluntários foi cortada; a linha 210 Unileste teve seus horários reduzidos; a linha 002 Panorâmica não circula mais aos domingos o dia todo; a linha 203 Noiva da Colina não passa mais pelo TCI (Terminal Central de Integração); além disso, ele diz que as linhas 004 e 003 Beira Rio, via Bernardino e via Rua do Porto, foram unificadas e os horários reduzidos drasticamente. “[Essas linhas atendem regiões] onde existem diversos comércios, restaurantes, consultórios, centros comerciais, escritórios diversos, casas de família e prédios. Imagine quantos trabalhadores, que já sofriam com ônibus lotados, não estão sendo ainda mais prejudicados com essas mudanças”, desabafou o munícipe.

A fim de esclarecer melhor a situação, o PIRANOT entrou em contato com a Via Ágil, empresa responsável pela administração dos ônibus da cidade. Em nota, a Via Ágil disse que todas “as readequações do sistema do transporte público têm como objetivo o equilíbrio entre a demanda de passageiros e oferta de viagem e, como deve ocorrer, de acordo com o contrato de concessão, são realizadas pela concedente do serviço de transporte coletivo urbano e rural, no caso a Prefeitura de Piracicaba.” Segundo a empresa, “todas as readequações foram divulgadas nas mídias eletrônicas da Prefeitura de Piracicaba e da Via Ágil e de forma impressa nos terminais e ônibus.”

A nota termina dizendo que “toda alteração solicitada pela Prefeitura é analisada pela própria prefeitura e pela Via Ágil, quando está em operação. Essa análise é baseada em estudos técnicos e em conversa com a população”.

 

  • DINHEIRO DE VOLTA – Banco é obrigado a devolver taxas abusivas em contrato de financiamento de veículo quitado. Conheça os serviços da JUCA HELP!/PIRANOT, nova marca da Empresa Júnior Cardoso LTDA, clicando aqui.

Rafael é formado em jornalismo (comunicação social) pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redações e editoras literárias. Integra a equipe do Jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.

27 Comments

27 Comments

  1. Avatar

    Emerson Alexandre

    2 de outubro de 2019 at 10:52

    É lamentável o descaso com a população mais carente dessa cidade..
    Uma grande falta de respeito..
    gostaria de saber mesmo se foi essa empresa pífia chamada via agil..que ganhou a licitação do transporte público..ou foi a Júlio Simões..cadê a pauta da prefeitura..
    Queremos respostas…

  2. Avatar

    ANA MARIA - CECAP

    2 de outubro de 2019 at 12:08

    Essa resposta só pode ser deboche com a população . Essa semana vi umn funcionário da Viá Agil falando para as pessoas do onibus pegarem o proximo que nao estava lotado , NINGUEM ANDA DE ONIBUS LOTADO PORQUE QUER, TEMOS HORÁRIO PARA CHEGAR NO TRABALHO , DEPOIS NO TERMINAL TEM OUTRO ONIBUS QUE VAMOS PEGAR , parece que agente anda em onibus lotado porque somos otários , é só esperar o próximo onibus .

    Falta de respeito

    Analise mal feita

    Descaso com a população

    Resposta rídicula dessa empresa e dos nossos governantes

    Deixem o carro em casa e vão trabalhar de onibus

  3. Avatar

    Carol

    2 de outubro de 2019 at 12:10

    Conversa com a populacao ? demanda ? só faltou a risada pq a piada esta feita.

  4. Avatar

    Flávia

    2 de outubro de 2019 at 12:13

    O prefeito não anda de ônibus. O responsável por coordenar as alterações das linhas de ônibus da Via Ágil também não deve utilizar o transporte público. Infelizmente quem paga por tudo isso, como sempre é a população, que depende de transporte público precário(porque os ônibus não dispõe de nenhum conforto), preço alto na passagem e ainda tem que ouvir desculpa de demanda na população que depende desse meio de transporte para se locomover. Só tenho a lamentar. Cada dia que passa eu vejo que o mundo ao invés de evoluir, só está andando pra trás.

  5. Avatar

    2 de outubro de 2019 at 12:15

    O fato de ter divulgado não muda nada o fato de ter sido mal feito e mal planejado , tem que aumentar a oferta de onibus nos horarios de pico e nao enfiar todo mundo em um articulado como se isso fosse resolver alguma coisa, esses vereadores, prefeito e secretarios nao pode ser reeleito nenhum deles , ninguém esta ligando para a populacao de Piracicaba, vem a empresa faz o que quer , justifica do jeito que quer e só aquele que nao tem voz é que tem se virar.

  6. Avatar

    Denilson

    2 de outubro de 2019 at 12:36

    Lamentavel!!! Quando pensamos que ao subir absurdamente o valor da passagem, o transporte fosse melhorar, evoluir, essa empresa me tira horarios e ainda coloca onibus velhos na linha…O Jaragua, só ficou com 1 linha, que passa de hora em hora…Parece que estamos na zona rural!!!! Penso que deveriamos acionar o MP para averiguar esse contrato!!! Já falei com alguns vereadores, mas até agora, nada…

  7. Avatar

    ANA PAULA

    2 de outubro de 2019 at 12:47

    SE FOSSE PRA ADEQUA A DEMANDA , NÃO TIRARIAM OS ONIBUS E SIM AUMENTARIA AS FROTAS , MELHORARIA A ESTRUTURA DOS ONIBUS , PQ E TANTO BANCO QUEBRADO , E JANELAS QUE NAO ABREM .
    E UM DESCASO COM A POPULAÇAO DE PIRACICABA , E OLHA QUE PIRACICABA É CONSIDERADA UMA DAS MELHORES CIDADE PRA SE VIVER

  8. Avatar

    Seni

    2 de outubro de 2019 at 13:29

    Falta de respeito com a população,tiraram ônibus de algumas linhas e estamos descendo no meio do caminho e fazendo o resto do trajeto a pé,e ainda pagar por um preço absurdo de passagem. A via ágil e a prefeitura tem que reaver essas linhas que eles tiraram,somos trabalhadores e pagamos pelo transporte .Quem vai nos ajudar nesta questão ????

  9. Avatar

    Jacqueline

    2 de outubro de 2019 at 14:45

    nao adianta pessoal, estamos fazendo papel de trouxas denovo, tirar todos esses politicos que estao eleitos , eles nao estao se importando se estamos sendo feito de imbecis , quem anda apertado no onibus somos nós , dá uma revolta absurda, olha o tipo de resposta que eles apresentam, pq somos pobres agora estão achando que somos burros

  10. Avatar

    Leh

    2 de outubro de 2019 at 15:29

    E foi terrivelmente desumano tirarem o 200, que passava pela Rodovia do Açúcar e atendia os moradores desta redondeza. Diz terem feito a fusão com a nova linha 202, que passa em vários bairros antes de chegar ao Cecap e o mesmo não retorna pela Rodovia do Açúcar.
    Do bairro aue moro ao Cecap, este trajeto do 202 leva de 20 a 35 min para chegar ao TCE, e depois a pessoa tem que pegar outro önibus para o TPI, que sāo mais 20 min e se for para,o centro mais 20 min.
    Foi um descaso!!!

  11. Avatar

    Rhuan

    2 de outubro de 2019 at 15:39

    Piracicabano esta sendo feito de trouxa , mobilidade é o caramba , que se exploda a população todos os dias , faz terminal novo e tira os onibus de circulacao , isso não faz sentido

  12. Avatar

    ANDRE M LUCIANO

    2 de outubro de 2019 at 15:46

    So continuo pegando onibus pq pago aluguel se não eu nao pegava , muita humilhação todo dia ir e voltar do trabalho em onibus lotado e agora ter que descer muito mais longe de casa pagando o mesmo valor e vem essa gente dar essas justificativas de merda pra ferrrar com a populacao

  13. Avatar

    Carlos

    2 de outubro de 2019 at 15:52

    a resposta da via agil e da prefeitura são as piores possiveis , estou voltando a acreditar em conto de fada , manda embora a assessoria porque essa nao enrolou ninguem

  14. Avatar

    Monica

    2 de outubro de 2019 at 16:33

    Qual sera a opiniao do secretario de transportes da cidade…a ele tem carro, nao deve estar dando importancia pra isso.

    se a intencao era facilitar algo para a populacao cancela e comeca tudo denovo pq nao deu certo

  15. Avatar

    Luciana

    2 de outubro de 2019 at 20:48

    Muita sacanagem falarem que conversaram com a população, eu não respondi nenhuma pesquisa, eu liguei mandei email e nem sequer responderam, que absurdo

  16. Avatar

    Gustavo

    2 de outubro de 2019 at 21:58

    Essa de ônibus não funcionar aos domingos quebra mesmo, não tem essa de demanda ou falta de demanda, esses dias fui pegar o Paulicéia / Sônia, e a linha não funciona mais aos domingos o dia todo também, tive que um caminho mais longo indo pro centro,os que tiram linha de circulação utilizam ônibus pra trabalhar ou andam de carro com ar condicionado? Tenso… já que a gente tem que pagar quase $5,00 pra andar em ônibus caindo aos pedaços, que pelo menos tenha ônibus aos finais de semana pelo menos.

  17. Avatar

    Vera Lúcia bezerra da Silva

    2 de outubro de 2019 at 22:15

    Já falei até com o prefeito sobre isso ele conseguiu mudar o horário do Água Branca mas o unileste mudou pra mais tarde deu na mesma não respeitam nem a autoridade dele

  18. Avatar

    Rosângela Trez Ottani

    2 de outubro de 2019 at 22:54

    O jeito é procurar outra opção, táxi, uber, mototaxi, lotação, e dividir a passagem. Quem sabe eles arrecadando menos se colocam no lugar de quem usa o transporte público todos os dias!

  19. Avatar

    Luam

    3 de outubro de 2019 at 06:42

    O eterno descaso com a população por parte dos órgãos públicos e de empresas correlacionados. A verdadeira face das políticas públicas.
    Com certeza a dita adequação se deu exclusivamente para melhorar os lucros dos interessados.
    Eu utilizava a linha Bernardino, pós trabalho as 18hs00 para ir ao curso, agora sem a linha preciso ir (e voltar) a pé.

  20. Avatar

    Adriano

    3 de outubro de 2019 at 07:03

    O ano que vem tem eleições municipais, o melhor protesto seria não reeleger todos eles, mas enquanto o voto for obrigatório sempre tem aqueles que vão votar nos mesmos de sempre

  21. Avatar

    Eder de Paula

    3 de outubro de 2019 at 07:33

    Quanta mentira dessa Via Agil ! A prefeitura e a Via Agil decidem entre elas e a população que é a mais interessada que se lasque! Vereadores, secretarios, acessores e o prefeito ñ andam de ônibus tem mordomias pagas por nós !!

  22. Avatar

    CARMEM VILA SONIA

    3 de outubro de 2019 at 08:22

    hoje mais uma vez onibus lotado , se ficou tao bom assim para voces via agil e semutran comecem a andar de onibus , sai mais barato para o municipio se tirar os carros que voces ficam usando para ir pra cima e pra baixo pago com o dinheiro dos contribuintes
    indignada com tamanho descaso, estao nos tratando como lixo , tem que trocar essa empresa que nao respeita a cidade

  23. Avatar

    CLAUDIO

    3 de outubro de 2019 at 08:26

    resposta de merda, povo continua indo trabalhar de busao lotado, o mtorista mesmo falou que onibus e motorista tem pra colocar eles que nao colocam

  24. Avatar

    Anônimo

    3 de outubro de 2019 at 08:41

    Me explique via agil ou melhor via demora qual foi a vez q vcs foram na casa de um piracicabano e perguntar sobre horario de ônibus. Vcs sao uns fanfarrão.

  25. Avatar

    JESSICA

    3 de outubro de 2019 at 08:49

    porque governantes nenhum coloca filho em escola publica, porque nao usam os hospitais publicos, porque nao andam de onibus ? o pobre e que se lasque mesmo

  26. Avatar

    CARLA

    3 de outubro de 2019 at 09:22

    É SÉRIO QUE NINGUEM VAI FAZER NADA PELA POPULACAO PIRACICABANA
    PIRANOT FICA NO PÉ DESSES CARAS , PALHACADA , ANO QUEM VEM TEM MAIS AUMENTO NA PASSAGEM

  27. Avatar

    Thatiane ribeiro

    3 de outubro de 2019 at 19:19

    Ridículo isso
    Oo onibus do unileste foram reduzir drasticamente
    Além de o ônibus ir e vir lotado uma briga para entrar
    Uma grande falta de respeito

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.