Connect with us

Piracicaba

Câmara de Piracicaba terá intérprete de libras em suas transmissões ao vivo

Published

on

Previsão é que a funcionalidade esteja disponível já neste mês de agosto, pela TV Câmara

Foto: Gustavo Annunciato/Câmara

Aos poucos, Piracicaba vai crescendo e expandindo sua acessibilidade. Quando o assunto é inclusão, a novidade agora é que as reuniões ordinárias e extraordinárias da Câmara de Vereadores contarão com intérprete de Libras — Língua Brasileira de Sinais — em suas transmissões ao vivo pela TV Câmara.

A Casa de Leis do município concluiu na quinta-feira (26) a licitação para contratação desse serviço e a previsão é que, já neste mês de agosto, o profissional da área passe atuar às segundas e quintas-feiras, a partir das 19h30, quando ocorrem os trabalhos legislativos.

A Câmara de Vereadores informou ainda, por meio do diretor do Departamento da TV Legislativa, Felipe Marchiori, que já possui todos os equipamentos necessários para isso. Os detalhes a serem acertados são pequenos; por ora, as preocupações estendem-se apenas aos ajustes estruturais da sala. “A nossa preocupação é que o intérprete esteja em um ambiente adequado, sem interferências de ruídos, para que possa se concentrar na atividade da melhor forma possível”, comenta Marchiori.

Assim que os ajustes forem concluídos, a TV Câmara adotará o sistema Picture-in-Picture (PiP), recurso que sobrepõe uma pequena janela nas transmissões, no canto inferior da tela. Haverá ainda um monitor com a imagem do intérprete posicionado no Plenário Francisco Antônio Coelho, para que pessoas surdas que estiverem na Casa possam acompanhar as sessões.

“Iremos implantar, em caráter experimental, a tradução em Libras nas reuniões ordinárias e extraordinárias, mas a nossa intenção é que possamos estender o serviço para as demais transmissões da TV Câmara”, enfatizou o presidente da Casa, vereador Matheus Erler.

Libras

Considerada a segunda língua oficial do Brasil, a Língua Brasileira de Sinais está prevista em lei. Ela possui todos os componentes pertinentes às línguas orais, como gramática semântica, pragmática, sintaxe, entre outros elementos. Mais de cinco milhões de pessoas utilizam a língua diariamente para comunicação aqui no Brasil.

Rafael Fioravanti é formado em jornalismo (comunicação social) pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redação e integra a equipe do Jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.