Connect with us

Saúde

Vacinação antirrábica para cães e gatos continua neste sábado (19), em Piracicaba

Rafael Fioravanti

Published

on

O município de Piracicaba teve prioridade no Estado de São Paulo para a “Campanha de Vacinação Antirrábica na Zona Urbana”, visto a existência de casos de morcegos com raiva na cidade ao longo do ano. Sendo assim, a imunização teve início no dia 14 de setembro e irá se estender aqui no município até o dia 09 de novembro.

vacinação contra a raiva em Piracicaba

Foto: Divulgação.

São 166 postos de vacinação distribuídos por toda a área urbana de Piracicaba. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) tem como meta vacinar cerca de 30.500 animais neste período.

Nos dias da campanha, nove equipes, compostas por vacinadores devidamente capacitados, estarão trabalhando em toda a cidade. O CCZ orienta que os cães devem ser conduzidos aos postos de vacinação por adultos e, preferencialmente, com focinheira. Já os gatos devem ser levados em caixas de transporte, evitando possível fuga/acidente durante a vacinação.

Quais animais podem ser vacinados?

Todos os cães e gatos a partir dos três meses de idade podem receber a vacina.

Quais animais não podem ser vacinados?

Animais doentes, em tratamento ou debilitados devem aguardar a recuperação e a alta do médico veterinário. O mesmo ocorre com animais gestantes e com crias. Esses animais devem esperar o desmame total dos filhotes para receber a vacinação. Mesmo que o prazo da vacinação chegue ao fim, esses animais podem receber a vacinação diretamente no CCZ, que funciona o ano todo, de segunda a sábado, das 08h às 16 horas.

A importância da Campanha de Vacinação Antirrábica

A vacinação é muito importante para prevenir a raiva, uma doença que mata e é transmitida por morcegos. De acordo com Pedro Mello, secretário de Saúde do município, a vacinação dos animais de estimação é fundamental para que a cidade mantenha-se protegida da doença. “A secretaria tem feito sua parte, agora compete às famílias o dever de imunizar seus animais domésticos”, informou.

Dias e horários da vacinação nos bairros

  • DINHEIRO DE VOLTA – Banco é obrigado a devolver taxas abusivas em contrato de financiamento de veículo quitado. Conheça os serviços da JUCA HELP!/PIRANOT, nova marca da Empresa Júnior Cardoso LTDA, clicando aqui.

Rafael é formado em jornalismo (comunicação social) pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redações e editoras literárias. Integra a equipe do Jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.