Connect with us

Piracicaba

Prefeitura planeja, em Piracicaba, Dia D de combate ao mosquito da dengue

Rafael Fioravanti

Published

on

A Prefeitura de Piracicaba já começou a planejar ações de combate contra o mosquito da dengue no município. O prefeito Barjas Negri marcou, na semana passada, reunião com secretários e técnicos das pastas de Saúde, Meio Ambiente, Educação, Governo e Procuradoria Geral. O objetivo foi discutir o Dia D de combate ao mosquito da dengue (Aedes aegypti), a ser realizado no mês de outubro.

Foto: Divulgação.

Barjas deu início à reunião falando sobre o avanço da dengue em todo o país. No Brasil, foram registrados em 2018 um total de 205.791 casos de dengue; de dezembro 2018 a agosto deste ano, o número já aumentou para 1.439.471 casos. Piracicaba também registrou aumento nos casos de dengue: só este ano, já foram 2.100 casos, incluindo duas mortes.

“Vamos evitar o aumento dos casos de dengue no ano que vem. Vamos mobilizar a sociedade, professores e alunos, empresários, igrejas, profissionais de Saúde, sindicatos e entidades. Todos, juntos com a Prefeitura, farão parte de uma grande força-tarefa, que seja capaz de sensibilizar todos os moradores da necessidade de eliminar os criadouros das residências. A culpa de o mosquito continuar espalhando doenças é de cada um de nós, uma vez que o foco está nas residências”, disse o prefeito Barjas Negri.

A criação da força-tarefa envolverá reuniões com segmentos da sociedade para que eles levem à população duas mensagens: (1) de que a dengue mata; e (2) a importância de combater os criadouros do mosquito.

Outro aspecto que chama a atenção, segundo Sebastião Amaral Campos, coordenador do Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), é o fato de 52% das residências estarem sempre fechadas, porque seus moradores trabalham fora ou estudam. “Isso significa que, mesmo com os agentes de saúde nas ruas, mais da metade das visitas que fazem casa-a-casa para informar e fiscalizar é fracassada. Infelizmente seria como se metade da cidade fosse potencial criadouro que sequer temos acesso para alertar sobre o problema da dengue para a saúde pública”, enfatizou.

dengue

Foto: Divulgação.

  • W&W POSTO DE LAVAGEM: procurando um lugar para lavar seu veículo? Conheça o W&W Posto de Lavagem, localizado na Rua Dom Pedro II, 2304. Mais informações pelo WhatsApp (19) 9.8763-7406.

Rafael é formado em jornalismo (comunicação social) pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redações e editoras literárias. Integra a equipe do Jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.

1 Comment

1 Comment

  1. Avatar

    MARY

    23 de setembro de 2019 at 14:35

    SR.PREFEITO, DAS NOSSSAS RESIDENCIAS NÓS CUIDAMOS E MUITÍSSIMO BEM, E DAS RUAS CHEIAS DE BURACOS COM ACÚMULO DE ÁGUA E LIXOS ESPALHADOS PELAS CIDADE DE pIRACICABA, É OBRIGAÇÃO DA PREFEITURA SIM… PORQUE PAGAMOS IMPOSTO, E NÃO É POUCO NÃO SR., PEDI QUE VIÉSSEM ARRUMAR O ASFALTO DE FRENTE DA MINHA RESIDENCIA, E NINGUEM DEU AS CARAS AQUI, NA RUA ADOLFO SCHIEVANO, JÁ FAZEM UMA SEMANA QUE PEDI PARA CONSERTAREM O ASFALTO PORCARIA QUE AFUNDOU.
    SR. ELISEU ESTOU ESPERANDO…………..

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.