Connect with us

Saúde

Outubro é mês de prevenção ao câncer feminino; haverá atividades em Piracicaba

Rafael Fioravanti

Published

on

A partir desta terça-feira (01), Piracicaba terá várias ações de combate ao câncer feminino em todas as suas unidades de saúde da Atenção Básica. Trata-se do “Outubro Rosa”, ação realizada anualmente pela Secretaria de Saúde da cidade.

Em cada unidade, mulheres serão convidadas a realizar o rastreamento de câncer de colo de útero (papanicolau) e mama (mamografia de rastreamento e diagnóstico, se necessária). Ambos os exames com livre demanda e agendamento. Além disso, serão realizadas também rodas de conversa na sala de espera de consultas médicas, de enfermagem, dentre outras atividade em planejamento.

Outra atividade interessante será a Atividade de Diagnóstico de Câncer de Mama, do Hospital Ilumina, que estará na Estação da Paulista, do dia 09 ao dia 31 de outubro, das 07h30 às 18h, realizando mamografia de rastreamento em mulheres com idade entre 50 e 69 anos. Não é necessário prévio agendamento, apenas uma solicitação (médica ou de enfermeiro). Será realizada também rastreio de câncer de boca. O objetivo é diagnosticar o câncer de forma precoce, uma vez que na fase inicial as chances de cura são de aproximadamente 95%.

O que é o Câncer de Mama?

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama formando um tumor. Existem tipos diferentes da doença tendo velocidades variadas de desenvolvimento.

A doença é o segundo câncer mais comum entre as mulheres, perdendo apenas para o câncer de pele. No Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama nos anos de 2018 e 2019. Em 2015, ocorreram 15.403 óbitos pela doença no país. Em Piracicaba, o número absoluto de óbitos de mulheres no período de 2015 a 2018 foi: 181 casos relacionados à neoplasia de mama: e 29 casos relacionados à neoplasia de colo de útero.

Mulheres, se cuidem!

O método indicado para a descoberta ainda é a mamografia (a partir dos 50 anos) e o autoconhecimento ao longo da vida.

A mamografia é um exame que auxilia no diagnóstico precoce e no rastreio do câncer. É importante dizer que esse exame não previne a doença. A prevenção do câncer de mama está relacionada à prevenção de fatores de risco que aumentam a chance de ter a doença.

Tratamento

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, além da mamografia, todo o tratamento do câncer de forma gratuita.

Origem do Outubro Rosa

O mês de outubro é internacionalmente dedicado à campanha “Outubro Rosa”. A campanha é realizada em todo o mundo desde a década de 90. O movimento teve início quando a “Fundação Susan G. Komen for the Cure” lançou o laço na cor rosa e distribuiu aos participantes da primeira Corrida pela Cura realizada em Nova York (EUA). O laço representa a luta contra o câncer e até hoje é utilizado como símbolo nas campanhas.

Rafael é formado em jornalismo (comunicação social) pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redações e editoras literárias. Integra a equipe do Jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.