Connect with us

Saúde

Este sábado (19) é dia de vacinação contra o sarampo em Piracicaba

Rafael Fioravanti

Published

on

Neste sábado (19 de outubro), a Prefeitura de Piracicaba, por meio de sua Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar o Dia D de vacinação contra o sarampo em 44 unidades de saúde da Atenção Básica da cidade. O objetivo é vacinar crianças de seis meses a cinco anos de idade.

vacinação sarampo

Foto: Agência Brasil.

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família) estarão abertas das 08h às 17 horas para a imunização. Haverá ainda um ponto de vacinação no salão de festas da capela São Francisco de Assis no Jardim Bartíra. Pais e responsáveis devem levar seus filhos às unidades portando a Carteira de Vacinação.

Além da vacina, é preciso seguir outras recomendações como evitar exposição a aglomerações, reforçar a higienização, promover a ventilação adequada de ambientes e, sobretudo, que o cidadão procure, imediatamente, um serviço de saúde diante de qualquer sintoma da doença. Somente um profissional da área poderá avaliar e dar as recomendações necessárias.

Sarampo é um perigo

O sarampo é contagioso e o vírus é transmitido quando uma pessoa doente simplesmente espirra, tosse ou fala. Os sintomas da doença variam de manchas vermelhas pelo corpo e febre até coriza, conjuntivite e manchas brancas na mucosa bucal.

A doença, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não atinge apenas crianças. Adultos também estão expostos ao vírus. A doença pode causar complicações graves e, e alguns casos, pode até evoluir para óbito. A vacina é a única maneira de evitar que isso aconteça.

Confira os locais de vacinação:

  • DINHEIRO DE VOLTA – Banco é obrigado a devolver taxas abusivas em contrato de financiamento de veículo quitado. Conheça os serviços da JUCA HELP!/PIRANOT, nova marca da Empresa Júnior Cardoso LTDA, clicando aqui.

Rafael é formado em jornalismo (comunicação social) pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redações e editoras literárias. Integra a equipe do Jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.