Connect with us

Piracicaba

Duas pessoas morreram de febre maculosa neste ano em Piracicaba

Rafael Fioravanti

Published

on

A Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba informou, nesta semana, que duas pessoas morreram de febre maculosa na cidade. As vítimas foram uma mulher e um homem, com idades entre 20 e 39 anos.

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

De acordo com a secretaria, três casos de febre maculosa foram registrados no município. O primeiro atingiu um homem com idade entre 60 e 69 anos, que evoluiu para cura. O segundo caso também atingiu um homem, desta vez com idade entre 30 e 39 anos, porém evoluiu para óbito. O terceiro caso também evoluiu para óbito e atingiu uma jovem com idade entre 20 e 29 anos. Em todos esses três casos, a secretaria lista as margens do Rio Piracicaba como provável local de infecção.

Em 2018, ocorreram mais quatro casos de febre maculosa em Piracicaba, sendo que apenas um evoluiu para óbito.

O que é a febre maculosa?

Trata-se, vulgarmente falando, da doença do carrapato. No período considerado de seca, a tendência é aumentar a proliferação de carrapato nas áreas verdes e margens de rios, córregos e lagoas. Em Piracicaba, temos um fator adicional, que é o Rio Piracicaba e as colônias de capivaras que vivem nas matas ciliares, animais hospedeiros dos transmissores da febre maculosa: o carrapato-estrela.

Como ocorre a transmissão da doença?

Para haver transmissão da doença, o carrapato infectado precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pele das pessoas. Os mais jovens e de menor tamanho são vetores mais perigosos, porque são mais difíceis de serem vistos. Não existe transmissão da doença de uma pessoa para outra.

Quais são os sintomas da doença?

Os primeiros sintomas aparecem de dois a quatorze dias após a picada; em média, sete dias depois. A doença começa abruptamente com sintomas semelhantes aos de outras infecções:

  • Febre, em geral alta;
  • Dor no corpo;
  • Dor da cabeça;
  • Mal estar generalizado;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Depois pode ainda aparecer pequenas manchas avermelhadas (máculas) nas palmas das mãos e planta dos pés.
  • DINHEIRO DE VOLTA – Banco é obrigado a devolver taxas abusivas em contrato de financiamento de veículo quitado. Conheça os serviços da JUCA HELP!/PIRANOT, nova marca da Empresa Júnior Cardoso LTDA, clicando aqui.

Caso você apresente esses sintomas, procure o serviço de saúde mais próximo, informando o local onde esteve e se retirou/foi picado por algum carrapato.

Rafael é formado em jornalismo (comunicação social) pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redações e editoras literárias. Integra a equipe do Jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.