Connect with us

Saúde

10º caso de morcego com raiva é registrado neste ano, em Piracicaba

Rafael Fioravanti

Published

on

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão da Secretaria Municipal de Saúde, informou que foi registrado em Piracicaba mais um caso de morcego com raiva. Trata-se do 10° caso em 2019. O animal foi encontrado vivo, caído na cozinha de uma residência no bairro dos Alemães, sendo de hábito frugívoro (se alimenta de frutos).

Foto: Reprodução

De acordo com Regina Lex Engel, bióloga do CCZ, só este ano foram recolhidos e enviados para diagnóstico 283 morcegos, sendo que dez deles foram positivos para raiva. Em 2018, foram recolhidos 360 animais, sendo 11 casos positivos para a doença. “[Ainda assim] este número de animais positivos não é alarmante, pois está dentro da média anual de casos diagnosticados no município”, ressalta Engel.

A bióloga alerta para que os animais (cães e gatos), principalmente do bairro onde o morcego foi encontrado, que não estejam com a vacina antirrábica em dia, sejam vacinados, pois o vírus da raiva está circulando na região e os animais ficam expostos à contaminação.

Vacinação

Vale lembrar que a Secretaria Municipal de Saúde está em plena campanha de vacinação anual no município, com postos itinerantes em toda a cidade, aos sábados, onde os animais devem ser levados para receberem a dose anual da vacina. Os dias e locais de vacinação podem ser consultados aqui.

Rafael é formado em jornalismo (comunicação social) pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redações e editoras literárias. Integra a equipe do Jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.