Connect with us

Obras

Vereador cobra revitalização da Praça José Bonifácio, em Piracicaba

Rafael Fioravanti

Published

on

O vereador Lair Braga cobrou agilidade do Executivo no que concerne à revitalização da Praça José Bonifácio, em Piracicaba. Um projeto de decreto legislativo para criação do Fórum Permanente em defesa do espaço tramita pela Câmara de Vereadores desde o mês de maio e, até o momento, não surtiu efeito. O vereador espera sua aprovação ainda no começo de agosto, assim que as reuniões ordinárias forem retomadas.

Espaço degradado

O vereador conta que a Praça José Bonifácio, um dos maiores símbolos da área central do município, vem se degradando desde a década de 80. “Não abro mão da reforma e ela tem que ser ampla, pois é uma questão social, ambiental, de segurança e de saúde pública, que envolve várias secretarias e necessita do empenho das entidades”, diz ele.

O parlamentar chama a atenção também para dois grandes problemas da praça atualmente: (1) aumento do número de moradores de rua pelo local; e (2) grande sujeira provocada pelas fezes de pombos.

O Fórum servirá para que a sociedade se manifeste sobre suas vontades acerca da praça e, neste sentido, o vereador aposta na contribuição dos segmentos do poder público, de órgãos como a Guarda Civil e o Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba) e as secretarias de Obras (Semob) e de Defesa do Meio Ambiente (Sedema). Ele também acredita na soma de esforços da Polícia Militar, Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), entre outras entidades.

Abertura da praça

Lair Braga é a favor também da abertura total da praça, possibilitando que veículos trafeguem por ela (principalmente na Rua São José), além da criação de baias de estacionamento e a exclusão da fonte luminosa. “Sou testemunha ocular de que o prefeito [Barjas Negri] já determinou estudos imediatos para resolver esta questão. Não é uma utopia, é uma realidade, e existe compromisso firmado”, confirma o parlamentar.

Ao povo resta apenas esperar por dias melhores.

piracicaba

Foto: Lucas do Nascimento Machado.

Rafael é formado em jornalismo (comunicação social) pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redações e editoras literárias. Integra a equipe do Jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.