Connect with us

Notícias

Obras de recuperação do Terminal Cecap/Eldorado já estão 75% concluídas

Rafael Fioravanti

Published

on

O Terminal de ônibus urbano Cecap/Eldorado, na zona leste de Piracicaba (SP), já está com suas obras de melhoria 75% concluídas. O terminal está recebendo um investimento de R$ 597 mil e é responsável por atender os bairros Eldorado, Parque Chapadão, Cecap, Perdizes e Unileste — além das conexões com o TCI (Terminal Central de Integração) e TPI (Terminal Piracicamirim).

Até o momento, o terminal já recebeu obras de infraestrutura de abastecimento de água, elétrica e reserva de incêndio. A faixa elevada e a drenagem de águas pluviais também já estão concluídas, faltando, no momento, apenas a sinalização horizontal das vagas de ônibus.

As próximas ações consistem na fixação dos pisos táteis e direcionais, de bancos, lixeiras, colocação de tela anti-pássaros, instalação das luminárias de LED, das caixas com as mangueiras de incêndio e execução da comunicação visual. A caixa d’água elevada — com capacidade total de 16 mil litros — também já está com os pilares e fundações concluídos, faltando somente a concretagem da laje de apoio para sua fixação.

Na bilheteria, foi executado o assentamento da soleira, colocadas portas e janelas e feitas as partes elétrica e hidráulica. Resta ainda, nessa área, assentar o revestimento na parede do banheiro. O calçamento externo ainda está em fase de finalização do assentamento de pisos táteis e direcionais. Já os gradis externos estão 85% concluídos.

Na área que servirá de apoio aos motoristas está em andamento o assentamento de revestimento nas paredes, com início do contrapiso e conclusão da parte hidráulica. Os próximos passos nessa área serão o assentamento do piso, instalação de pias, vasos sanitários, torneiras, chuveiros, colocação das portas e janelas e finalização da parte elétrica.

O departamento de limpeza está quase concluído, restando apenas o assentamento da soleira, assim como os vestiários dos funcionários, que ainda precisam da parte elétrica. Os banheiros familiar e para pessoas com deficiência ainda necessitam de assentamento de peças, como corrimãos, pia e torneiras e colocação da porta. O banheiro para ostomizados está quase concluído também, faltando apenas assentamento do balcão e porta. As obras dos vestiários masculino e feminino ainda serão iniciadas.

“Estamos na etapa final do Terminal Cecap/Eldorado, já assinamos o contrato para recuperação do Terminal Pauliceia e, em dezembro do ano passado, entregamos o novo Terminal Vila Sônia, que foi totalmente reconstruído e ampliado para atender a demanda da região de Santa Teresinha e Vila Sônia”, comentou o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri. “Essas obras facilitam e muito o dia a dia da população, que depende do transporte público para se deslocar, seja a trabalho ou a lazer”.

Fotos

Fotógrafos: Justino Lucente  e  Felipe Ferreira/CCS.

Rafael é formado em jornalismo (comunicação social) pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redações e editoras literárias. Integra a equipe do Jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.