Connect with us

Educação

Trabalhadores da Construção Civil de Piracicaba serão alfabetizados

Junior Cardoso

Published

on

Autor: Rafaela Gazetta / Fotos: Marquinhos Ferreira

 

A Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba, o Sinticompi (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba) e as Associações das Construtoras, Marmorarias, Olarias e Pinturas assinaram na manhã do dia 23 de julho o termo de compromisso que garante que todas as empresas ligadas à construção civil matriculem seus funcionários em cursos de alfabetização.

Nesta nova etapa, a medida beneficiará ao menos 100 profissionais que atuam na área. Os trabalhadores serão alfabetizados por meio do Projeto Construção do Saber, com metodologia e professores do Cieja (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos) da Secretaria de Educação, que existe há 17 anos e já formou mais de formou mais de 5 mil pessoas.

As aulas terão duração de três horas e serão oferecidas cinco vezes na semana, na sede do sindicato. As empresas compromissadas com o termo irão liberar seus funcionários uma hora mais cedo.

A Secretária Angela acredita que a educação está diretamente ligada à produção, já que um funcionário bem qualificado tende a produzir mais e melhor, garantindo a qualidade do produto final. “É maravilhoso para uma cidade ter mão-de-obra qualificada. Temos aqui os trabalhadores, a classe empresarial e o poder público unidos pelo resgate dos trabalhadores que não tiveram oportunidade de estudo. É realmente uma ação da maior importância”, disse.

O presidente do Sinticompi Milton Costa, explicou que o projeto já vinha sendo realizado, com sucesso, desde março do ano passado para trabalhadores de empresas ligadas à associação das construtoras. “Agora tivemos a oportunidade de ampliar esse programa nessa grande parceria, beneficiando um número maior de profissionais.

Diretor, editor chefe e jornalista do PIRANOT. Começou a trabalhar em 2007, aos 14 anos, quando lançou seu primeiro blog na internet. Em 2011, criou o PIRANOT e fez parte, por três anos, de um programa da extinta TV Beira Rio. Estudou jornalismo na UNIMEP e assessoria de imprensa no SENAC. Fez estágio na Câmara de Vereadores e teve passagens por duas rádios de Piracicaba.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.