Connect with us

Educação

Piracicabano de 28 anos é aprovado na Grande École e vai estudar na França

Rafael Fioravanti

Published

on

O jovem Vinicius Costa Barreiros, de 28 anos, viaja neste domingo (05) para Paris, a capital francesa. Ex-aluno do cursinho municipal (oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Piracicaba), Vinícius fará sua especialização na Agro Paris Tech, instituto pertencente às Grandes Écoles de Paris, criadas no século XVIII.

Foto: Fernanda Schmidt.

Vinícius sempre estudou em escola pública, no caso, a E.E. Doutor João Sampaio, no bairro da Vila Cristina. Porém, acabou aprovado no processo seletivo e virou aluno integrante da turma do Cursinho Municipal em 2014. No fim desse mesmo ano, prestou o vestibular e foi aprovado no curso de Engenharia Agronômica na ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

“O cursinho me possibilitou ir bem no vestibular da Fuvest/USP, consegui uma boa colocação já no início do curso”, comenta ele. “Isso me permitiu estar destacado para participar do processo seletivo para o programa e para a bolsa de auxílio que receberei da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior)”. No caso, a CAPES promove intercâmbio de estudantes em todas as especialidades das ciências e engenharias agronômicas e da veterinária.

“É como uma segunda graduação, porque eu estou saindo daqui com tudo concluído. Lá eu vou pegar algumas disciplinas do ciclo básico nesse semestre e, no próximo ano, faço a especialização, porque a engenharia deles lá (o curso) é um pouco diferente. Teoricamente, é só pegar o diploma aqui”, explica.

No que concerne ao Brasil, Vinicius é enfático: ele pretende voltar após o término do curso. “Meu Brasil tem muita coisa para melhorar. Quero contribuir de alguma forma, depois de toda ajuda que recebi”, finaliza.

Grande École

As Grandes Écoles foram criadas no século XVIII, quando o Poder Público francês identificou a necessidade de profissionais capazes de executar obras técnicas e industriais. Assim, foram criadas escolas próprias para formação de engenheiros.

As primeiras escolas dessa categoria foram criadas em 1747.

Cursinho Municipal

Criado em 2005, o Cursinho Municipal é oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Piracicaba, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino.

Ao todo, o Cursinho Municipal oferece 150 vagas. Para participar, o candidato deve ter cursado o Ensino Médio em escola pública ou ter recebido bolsa de 100% em instituição privada. Mais de 05 mil estudantes já passaram pelo Cursinho.

Rafael é formado em jornalismo (comunicação social) pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redações e editoras literárias. Integra a equipe do Jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.