Connect with us

Educação

MEC prorroga inscrições do Enem após baixa adesão de alunos da rede pública

Avatar

Published

on

O Inep (Instituto Nacional e Estudos e Pesquisas Educacionais) anunciou a prorrogação do prazo de inscrições para o Enem 2020, que se encerraria nesta sexta-feira (22). As inscrições para o exame seguem, agora, até quarta-feira (27), segundo o ministro Abraham Weintraub (Educação) escreveu nas redes sociais.

MEC prorroga inscrições no Enem após baixa adesão de alunos da rede pública

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A decisão foi tomada após pedido das secretarias estaduais de Educação, que identificaram baixa adesão de alunos concluintes do ensino médio — reflexo da pandemia de coronavírus. O exame ocorreria em novembro, mas foi adiado por 30 ou 60 dias, ainda sem data definida.

Weintraub vinha ignorando pedidos de adiamento, mas mudou de posição após iminente derrota no Congresso sobre o tema. O presidente Jair Bolsonaro deu o aval para a alteração.

Várias redes estaduais, como a de Pernambuco, identificaram baixa adesão porque inscrições dependem da infraestrutura de internet das escolas. O Consed, que representa secretários de Educação dos Estados, havia solicitado na quinta-feira (21) o adiamento.

Inscrições para o Enem 2020

Para evitar erros na hora da inscrição, o Inep recomenda que todos os participantes façam o procedimento com calma. O aluno deve, por exemplo, verificar cuidadosamente as informações declaradas, pois, após a conclusão, algumas não poderão ser modificadas.

Os dados que constam na Receita Federal (nome, nome da mãe e data de nascimento) devem ser os mesmos declarados por quem vai fazer o Enem. Quando há divergência, o sistema informa que o participante precisa fazer a correção no órgão. A inscrição poderá ser concluída apenas após a atualização dos dados na Receita.

O participante que já concluiu a inscrição tem a oportunidade de fazer modificações em alguns itens do sistema do Enem, mas somente ao final do prazo de inscrições.

Leia também: Governo estuda aplicar Enem 2020 em apenas um dia por causa do coronavírus

Os inscritos que se enquadram nos requisitos apresentados nos editais como beneficiários da gratuidade da taxa de inscrição ficarão isentos sem a necessidade de um pedido formal. Para os demais, a taxa de R$ 85 deve ser paga até 28 de maio, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada ao final da inscrição.