Connect with us

Educação

Enem 2019 – Tudo o que você precisa saber sobre o Enem

Redação - PIRANOT / PORJUCA

Published

on

Se você está inscrito no Enem, mas tem algumas dúvidas em relação às provas, esse artigo foi feito para você. Aqui, você poderá sanar todas as suas dúvidas. O Enem é uma prova importante, pois é só por meio dele que o aluno poderá garantir uma vaga para a faculdade/universidade.

Datas e horários das provas do Enem

A prova do Enem acontecerá em dois domingos: 03 de novembro de 2019, das 13h30 às 19h; e 10 de novembro de 2019, das 13h30 às 18h30.

No dia 03 de novembro, o Enem terá: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Já no dia 10 de novembro de 2019, a prova abrangerá: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Em ambos os dias, é necessário chegar cedo. Seja pontual. Os portões abrem às 12h e fecham pontualmente às 13 horas.

Como a prova do Enem é dividida?

No primeiro dia, 03 de novembro, o participante tem cinco horas e meia para responder 45 questões de múltipla escolha.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

E tem também a Redação, que deve ter, no máximo, 30 linhas.

Já no segundo dia, 10 de novembro, o participante tem cinco horas para responder 45 questões de múltipla escolha.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

Qual o peso das provas?

A prova do Enem é corrigida com base num contexto chamado Teoria da Resposta ao Item (TRI). Isso significa que alguns participantes tenham acertado o mesmo número de questões, as notas podem ainda ser diferentes.

Por meio deste modo, é possível perceber se os alunos acertaram porque “chutaram” ou porque realmente sabem. Um exemplo disso é quando o aluno acerta as respostas mais difíceis e erra as mais fáceis.

Quanto à redação, o peso é maior, pois a nota vai de zero a 1000 e não é baseada em estatísticas.

A redação é avaliada por dois corretores que atribuem uma nota de 0 a 200 para cada uma das cinco competências: (1) domínio da língua, (2) compreensão da proposta e aplicação de diferentes áreas de conhecimento, (3) defesa de ponto de vista, (4) argumentação e (5) proposta de intervenção.

Se não houver discrepância entre esses corretores, a nota final será a média aritmética das notas de ambos. Caso haja diferença de pensamento e nota entre esses corretores, entra um terceiro para fazer a correção.

Qual a função do Enem?

O Enem é a porta de entrada que os alunos têm para faculdades/universidades aqui no Brasil e em Portugal.

Quais matérias caem no Enem?

A prova é um misto de quase tudo o que o aluno estudou no Ensino Médio, sempre procurando fazer um paralelo com temas da atualidade, para que o aluno saiba empregar no dia a dia tudo o que aprendeu.

Já na redação, o aluno deve procurar produzir um texto dissertativo-argumentativo. O mínimo é de sete linhas, o máximo é de 30. Redações com menos de sete linhas são zeradas.

Quando sai o resultado da prova do Enem?

Os gabaritos são publicados até o dia 13 de novembro.

Os resultados individuais devem ser liberados em janeiro de 2020.

Fundado em 18 de novembro de 2011, o Jornal PIRANOT é uma marca da Empresa Júnior Cardoso LTDA. Aqui, notícias de Piracicaba são prioridades. Confira tudo o que acontece de mais importante na cidade em tempo real. Jornalismo 24 horas de plantão.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.