Connect with us

Educação

Dicas para os estudantes arrasarem na redação do Enem 2019

Redação - PIRANOT / PORJUCA

Published

on

A redação do Enem é o momento da prova mais preocupante para muitos estudantes. A fim de tranquilizar os estudantes que prestarão o Enem este ano, o PIRANOT preparou uma série de dicas para que os estudantes possam tirar de letra a redação, sem grandes dificuldades. Confira abaixo.

1 – Fique de olho nos temas da atualidade

Ninguém sabe qual vai ser o tema da redação do Enem deste ano, por isso é extremamente importante que o aluno fique de olho em tudo o que está acontecendo no mundo contemporâneo. Mantendo-se informado, o aluno terá mais facilidade na hora de fazer a redação, se comparado àquele aluno que nunca se preocupou em abrir um jornal para ler uma notícia.

2 – Nunca faça sua redação logo de cara

Essa é uma dica extremamente importante, mas que muitos alunos não levam a sério e, às vezes, acabam desclassificados por bobeira. Nunca faça a redação logo de cara, faça sempre um rascunho primeiro. Lembre-se que qualquer rasura na folha da redação é zero imediatamente.

3 – Evite uso de primeira pessoa

Na redação do Enem, as o aluno deve sempre procurar escrever seu texto em primeira pessoa. Outro ponto importante: jamais use jargões, gírias e achismos. Saiba o que você está escrevendo — aí voltamos ao primeiro tópico: procure ler bastante e ficar de olho na atualidade; principalmente em temas políticos e sociais.

4 – Gramática

Use a gramática da língua portuguesa da maneira correta, isso conta muito na redação. Tenha também uma caligrafia legível para a prova.

5 – Seja claro na sua redação

Quando for escrever a sua redação, seja claro nas suas ideias. Lembre-se que um texto deve possuir começo, meio e fim; ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão. Não adianta fazer uso de palavras difíceis para impressionar os avaliadores se o seu texto não tiver nexo/coerência.

Datas e horários das provas do Enem

A prova do Enem acontecerá em dois domingos: 03 de novembro de 2019, das 13h30 às 19h; e 10 de novembro de 2019, das 13h30 às 18h30.

No dia 03 de novembro, o Enem terá: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Já no dia 10 de novembro de 2019, a prova abrangerá: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Em ambos os dias, é necessário chegar cedo. Seja pontual. Os portões abrem às 12h e fecham pontualmente às 13 horas.

Qual a função do Enem?

O Enem é a porta de entrada que os alunos têm para faculdades/universidades aqui no Brasil e em Portugal.

Quais matérias caem no Enem?

A prova é um misto de quase tudo o que o aluno estudou no Ensino Médio, sempre procurando fazer um paralelo com temas da atualidade, para que o aluno saiba empregar no dia a dia tudo o que aprendeu.

Já na redação, o aluno deve procurar produzir um texto dissertativo-argumentativo. O mínimo é de sete linhas, o máximo é de 30. Redações com menos de sete linhas são zeradas.

Fundado em 18 de novembro de 2011, o Jornal PIRANOT é uma marca da Empresa Júnior Cardoso LTDA. Aqui, notícias de Piracicaba são prioridades. Confira tudo o que acontece de mais importante na cidade em tempo real. Jornalismo 24 horas de plantão.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.