Connect with us

Educação

Como criar um plano de estudo para o Enem 2019

Redação - PIRANOT / PORJUCA

Published

on

Por conta da grande quantidade de conteúdo que cai na prova do Enem, muitos alunos têm dúvida sobre como preparar um plano de estudo para a prova. Pensando nisso, preparamos para você algumas sugestões de como organizar o seu tempo para tirar melhor proveito dos estudos.

Como criar um plano de estudo para o Enem 2019

1. Conheça sua rotina
Faça uma espécie de tabela/cronograma com todas as atividades e afazeres que você tem no seu dia-a-dia. Posteriormente, elabore seu plano de estudo.

2. Não precisa se matar de estudar
Você não precisa se matar de estudar para conseguir ir bem na prova. É extremamente importante que o aluno tenha tempo para esfriar a cabeça com atividades paralelas. Porém, na hora de estudar, se dedique ao máximo.

3. Defina seus horários de estudo
Defina um período para estudar em que você se sinta bem. Alguns preferem estudar de manhã, outros preferem estudar à noite. É importante que durante o estudo, o aluno esteja tranquilo e relaxado. Evite estudar cansado.

4. Organize os conteúdos
Faça um levantamento de todas as matérias que cairão no Enem e dedique alguns dias para absorver cada conteúdo. Não adianta querer estudar uma matéria diferente por dia. É preciso tempo para absorver aquilo que se estudou.

5. Respeite seu cronograma de estudo
Não adianta o aluno querer fazer um cronograma perfeito, com todas as matérias separadas por datas, se esse cronograma sequer vai ser seguido. Respeite o seu cronograma de estudo e tenha foco no conteúdo.

Enem: datas e horários das provas

A prova do Enem acontecerá em dois domingos: 03 de novembro de 2019, das 13h30 às 19h; e 10 de novembro de 2019, das 13h30 às 18h30.

No dia 03 de novembro, o Enem terá: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Já no dia 10 de novembro de 2019, a prova abrangerá: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Em ambos os dias, é necessário chegar cedo. Seja pontual. Os portões abrem às 12h e fecham pontualmente às 13 horas.

Como é a divisão de matérias para as provas do Enem?

No primeiro dia, 03 de novembro, o participante tem cinco horas e meia para responder 45 questões de múltipla escolha.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

E tem também a Redação, que deve ter, no máximo, 30 linhas.

Já no segundo dia, 10 de novembro, o participante tem cinco horas para responder 45 questões de múltipla escolha.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

Agora que você já sabe os dias do Enem, sabe como montar o seu cronograma de estudo e sabe, principalmente, todas as matérias que cairão nos dois dias de prova, desejamos a você uma boa sorte.

Fundado em 18 de novembro de 2011, o Jornal PIRANOT é uma marca da Empresa Júnior Cardoso LTDA. Aqui, notícias de Piracicaba são prioridades. Confira tudo o que acontece de mais importante na cidade em tempo real. Jornalismo 24 horas de plantão.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.