Connect with us

Educação

10 passos para escrever a redação perfeita para a prova do Enem

Redação - PIRANOT / PORJUCA

Published

on

A redação do Enem é uma das partes da prova que mais assusta os estudantes. Escrever uma boa redação não é tarefa difícil, mas exige uma série de atenção. A fim de facilitar a vida daqueles que prestarão a prova do Enem este ano, segue abaixo 10 dicas que separamos para vocês. Boa sorte!

1 – Mantenha-se informado

Ninguém sabe qual vai ser o tema da redação do Enem deste ano, por isso é necessário que o estudante fique de olho em tudo o que está acontecendo na atualidade — principalmente no que concerne à política e temas sociais. Mantendo-se informado sobre tudo o que está acontecendo, você já terá meio caminho andado no dia da prova.

2 – Apele a um rascunho

É importante que o aluno fique atento ao tempo da prova, porém, antes de começar a escrever a sua redação, é fundamental que o aluno faça um rascunho de como será o texto. Nunca comece a redação logo de imediato. Ponha, primeiro, as ideias no papel.

3 – Evite ao máximo o uso de primeira pessoa

Na prova do Enem, as redações devem ser impessoais. Isso significa que o aluno deve sempre procurar redigir seu texto na terceira pessoa do plural. Somado a isso, evite ao máximo o uso de gírias e chavões, como “em minha opinião”, “eu acho que”, “eu considero”, etc. Isso é zero logo de imediato.

4 – Atenção às regras gramaticais; use a língua portuguesa da maneira correta!

Gramática correta e caligrafia legível são essenciais para uma boa nota na redação. E para chegar ao ponto de dominar a língua portuguesa, sua gramática e conjugações, o aluno deve treinar bastante.

5 – Introdução (primeira impressão)

É importante que o aluno saiba que uma redação deve, por convenção, possuir um começo, meio (desenvolvimento) e fim. Aliás, o primeiro parágrafo serve para que o aluno apresente ao leitor tudo aquilo que será tratado.

6 – Clareza, coesão e boa linha de raciocínio

Atenção para o raciocínio, procure não se perder nas ideias. Não adianta ficar escrevendo bonito, fazendo uso de um monte de palavras difíceis, se o texto terminar sem pé nem cabeça. Uma dica para o aluno não se perder é optar por parágrafos curtos. O texto deve ser coeso e fazer sentido do começo ao fim.

7 – Desenvolvimento (conteúdo)

Após a introdução do tema, o aluno deve mostrar seu conhecimento durante o desenvolvimento. Utilize dados reais do seu conhecimento, sempre procurando se embasar em dados, estudos e pesquisas. Fuja de achismos, até porque ninguém gosta de ler um texto fraco, vazio e com pouco conteúdo. Muito menos aqueles que irão corrigir sua prova.

8 – Usar contra-argumentos (diferentes pontos de vista) pode ser uma boa ideia!

Se o tema da redação do Enem for um assunto “polêmico”, lembre-se que uma ferramenta interessante para usar é o contra-argumento, ou seja, trazer ao texto visões opostas e diferenciadas das que você mesmo colocou. O objetivo de um bom texto, acima de tudo, é fazer o leitor pensar. Um bom texto deve causar reflexão.

9 – Evite…

…Evite sempre o uso de chavões, gírias, provérbios e citações. Não use palavras requintadas, fora de uso ou de difícil entendimento (até porque vocabulário difícil não é sinônimo de uma boa nota na redação). Evite também fazer uso de expressões que anunciam o desfecho do texto, como “em suma”, “concluindo”, “por fim”, etc. O encerramento da redação deve ser feito de forma fluída e impactante.

10 – Conclusão (encerramento do texto)

Esse é o momento em que o aluno terá que apresentar os resultados de seus argumentos. É importante propor soluções para as dúvidas e problemas que você levantou no decorrer do texto.

Fundado em 18 de novembro de 2011, o Jornal PIRANOT é uma marca da Empresa Júnior Cardoso LTDA. Aqui, notícias de Piracicaba são prioridades. Confira tudo o que acontece de mais importante na cidade em tempo real. Jornalismo 24 horas de plantão.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.