O governador João Doria anunciou na tarde desta quarta-feira (10) que vai prorrogar a quarentena até o dia 28 de junho devido a propagação do novo coronavírus (Covid-19) e mudará a classificação das cidades do estado no Plano São Paulo de retomada gradual das atividades econômicas.

Segundo Doria, a Grande São Paulo, o litoral paulista e a cidade de Registro vão passar da fase vermelha (mais crítica) para a laranja (com menos restrições). As medidas de flexibilização passam a valer na próxima segunda-feira (15). Já as cidades de Barretos, Presidente Prudente e Ribeirão Preto, no interior paulista, foram reclassificadas nos critérios e caíram para a fase vermelha devido ao aumento da propagação do coronavírus. Com isso, volta a ser proibida a abertura das atividades não essenciais nessas cidades.
“O governo de São Paulo decreta nova quarentena de 15 a 28 de junho, será o quinto período de quarentena no Estado de São Paulo, esta nova quarentena será denominada quarentena heterogênea, onde será aplicado o Plano São Paulo. Será uma retomada consciente da economia por fases e por regiões conforme prevê o plano São Paulo, com cuidado, com segurança e dentro dos limites determinados pela ciência e pela medicina e dessa orientação nós não nos afastaremos”, disse Doria.
Fases do plano de retomada da economia
O plano de retomada da economia foi dividido em cinco fases: alerta máximo, controle, flexibilização, abertura parcial e normal controlada. Pelo plano, as flexibilizações serão possíveis para:
- Cidades que tiverem disponibilidade de leitos de UTI na rede pública e privada;
- Redução no número de casos da doença;
- Com manutenção do distanciamento social nos ambientes públicos;
- Uso obrigatório de máscaras.
A cor de cada região do mapa é determinada essa série de critérios. Esses indicadores são avaliados junto com dados de mortes, casos e internações por Covid-19, sendo possível assim determinar a fase e a cor em que se encontra cada município.
De acordo com Doria, a cada sete dias a cidade será reavaliada. Depois, a cada 15 dias a região poderá se mover para fases menos ou mais restritivas, conforme os indicadores analisados sofram alterações. Entenda cada fase e cor do “Plano São Paulo”:
- Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais;
- Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições;
- Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores;
- Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3;
- Fase 5, azul: “normal controlado” – todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.
