Coronavírus Piracicaba (SP): cidade registra oito óbitos nas últimas 72 horas

O Plantão Coronavírus do final de semana não contabilizou os três óbitos registrados, dois no sábado e um no domingo, devido a uma falha no sistema

A Prefeitura de Piracicaba informou na tarde de hoje (18) que foram registradas nas últimas 72 horas em Piracicaba oito óbitos por Covid-19, sendo duas vítimas no sábado (16/01), uma no domingo (17/01) e outras cinco somente nesta segunda (18). São elas: seis mulheres, de 31 a 83 anos e dois homens de 83 a 93 anos.

Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Desde o início da pandemia, a cidade já conta com 27.077 casos confirmados e outros 2.068 suspeitos, sendo que 2.873 pessoas estão em tratamento. O número de óbitos totaliza 440 pessoas.

Devido a este cenário preocupante, o prefeito Luciano Almeida tem tomado medidas drásticas para o combate ao novo coronavírus. Intensificou as fiscalizações em estabelecimentos comerciais, bares e restaurantes, com apoio da Segurança Pública, criou mecanismos para denúncias de festas clandestinas, via 153, no sentido de tentar coibi-las, e destacou a necessidade de a população se conscientizar sobre o perigo de aglomerações e do distanciamento social.

O prefeito reforçou ainda a importância dos protocolos sanitários, como uso de máscara, lavar as mãos com água e sabão constantemente e o uso de álcool em gel. No entanto, mesmo com todas essas medidas, percebe-se que muitas pessoas ainda não estão atentas ao real problema de saúde pública, que reflete em crescimento diário do número de casos e de óbitos. A ocupação dos leitos hospitalares de UTI já alcançou 67% dos 97 disponíveis na rede pública e privada.

O secretário de Saúde Filemon Silvano disse, na última sexta-feira (15/01), na Câmara de Vereadores, que o cenário é complicado e não será superado sem o apoio da população. “Não vamos sair dessa pandemia se não tivermos o apoio da população. Podemos ter os melhores planos para a saúde, a maior quantidade de leitos, que [o sistema] vai colapsar”. Este alerta é fundamental para que as pessoas percebam a gravidade da situação e mudem seus hábitos.

Óbitos

O Plantão Coronavírus do final de semana – sábado (16/01) e domingo (17/01) – não contabilizou os três óbitos registrados devido a uma falha no sistema. Foram dois no sábado e um no domingo.

Casos confirmados nesta segunda (18)

Cidade tem mais 342 novos casos confirmados nesta segunda-feira (18). Os positivados de hoje são 146 homens com idades entre um a 93 anos e 196 mulheres com idades entre um a 86 anos.

Informar Erro
Leia também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Prosseguir Mais detalhes