Connect with us

Brasil

Brasil tem 34 mortes e se aproxima de 2 mil infectados por coronavírus

Fernanda Maestro

Published

on

Última atualização feita às 09h00 – As secretarias estaduais de Saúde divulgaram até às 21h desta segunda-feira (23), 1.960 casos confirmados do novo coronavírus (COVID-19) no Brasil em 26 estados e no Distrito Federal.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O número de mortes já chega a 34, sendo 30 no estado de São Paulo e quatro no Rio de Janeiro. De acordo com os dados, um homem de 33 anos de SP é o mais jovem a morrer pelo coronavírus no Brasil. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, a vítima tinha uma comorbidade (doença prévia), que ainda não foi especificada pela pasta.

Transmissão comunitária

O Ministério da Saúde declarou que todo o território nacional está sob o status de transmissão comunitária do coronavírus, responsável pela pandemia da doença Covid-19. O status foi publicado em portaria na noite da última sexta-feira (20).

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, já tinha anunciado que a medida seria tomada em breve para facilitar ações do governo. O ministro sinalizou também que a previsão é que os casos da doença disparem em abril e o sistema de saúde deve entrar em colapso.

Entenda o que é transmissão comunitária

A transmissão comunitária ou sustentada é aquela quando não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre pessoas que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior.

Jornalista formada pela Universidade Metodista de Piracicaba. Trabalhou em campanhas políticas e estagiou na Câmara de Vereadores de Piracicaba. Atualmente, integra a equipe dos jornais PIRANOT e PORJUCA.