Connect with us

Brasil

Atualização coronavírus Brasil: 2.611 infectados e 63 mortes

Fernanda Maestro

Published

on

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram até às 13h10 desta quinta-feira (26), 2.611 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) e 63 mortes no Brasil, 48 delas sendo em São Paulo.

Atualização coronavírus Brasil: 2.611 infectados e 63 mortes

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Transmissão comunitária

O Ministério da Saúde declarou que todo o território nacional está sob o status de transmissão comunitária do coronavírus, responsável pela pandemia da doença Covid-19. O status foi publicado em portaria na noite da última sexta-feira (20).

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, já tinha anunciado que a medida seria tomada em breve para facilitar ações do governo. O ministro sinalizou também que a previsão é que os casos da doença disparem em abril e o sistema de saúde deve entrar em colapso.

Entenda o que é transmissão comunitária

A transmissão comunitária ou sustentada é aquela quando não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre pessoas que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior.

Entenda a diferença de isolamento e quarentena clicando aqui

Saiba tudo sobre o novo coronavírus e a doença que ele provoca

O que é o novo coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que pode causar danos em animais e em humanos. Em pessoas, pode resultar em infecções respiratórias que vão desde um resfriado até síndromes respiratórias agudas severas. O novo coronavírus (SARS-Cov-2) causa a doença denominada Covid-19, que teve início na China, em dezembro de 2019.

Quais são os sintomas?
Os sintomas do Covid-19 envolvem febre, cansaço e tosse seca. Parte dos pacientes pode apresentar dores, congestão nasal, coriza, tosse e diarreia. Alguns pacientes podem ser assintomáticos, ou seja, estarem infectados pelo vírus, mas não apresentarem sintomas. O Ministério da Saúde estima que os pacientes mais jovens são os mais passíveis de não apresentar qualquer sinal da doença.

Qual o período de incubação do vírus?
De acordo com a OMS, a estimativa é que o período de incubação seja de 1 a 14 dias. Ou seja, o vírus teria esse tempo para se manifestar. O mais comum é a manifestação por volta de cinco dias. Mas há pessoas que não apresentam sintomas.

Quer saber mais? Clique aqui e continue lendo…

 

Jornalista formada pela Universidade Metodista de Piracicaba. Trabalhou em campanhas políticas e estagiou na Câmara de Vereadores de Piracicaba. Atualmente, integra a equipe dos jornais PIRANOT e PORJUCA.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.