Connect with us

Jogo do Bicho

Jogo do Bicho é permitido no Brasil? Conheça as regras

Redação - PIRANOT / PORJUCA

Published

on

Apesar do Jogo do Bicho ser amplamente praticado em todo o país, muita gente ainda se pergunta sobre sua legalidade. Se você também tem essa dúvida, então este artigo foi feito para você. Afinal, o Jogo do Bicho é legal ou ilegal? É permitido ou proibido? Aqui sanaremos todas suas dúvidas.

Como surgiu o Jogo do Bicho?

Por conta da inauguração do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro e do baixo número de visitas, reza a lenda que Dom Pedro II começou a pensar numa forma de atrair o público ao espaço recém-inaugurado. O local era lindo, grande, tinha espaço, belos animais, mas a carência de público começava a afetar o caixa do zoológico.

A fim de melhor o caixa do Jardim Zoológico, o alto escalão do local decidiram acatar à sugestão de João Batista Viana Drummond: a criação de uma rifa, que mais, tarde, viria a ser conhecida como Jogo do Bicho.

O jogo foi posto em prática no ano de 1892 e consistia numa ficha com 25 animais; cada bicho era representado por quatro números diferentes, consecutivos numa escala de 00 a 99.

Pela manhã, o barão escolhia um animal, abria uma caixa e colocava a foto deste animal dentro. Os apostadores faziam suas escolhas e depositavam seus canhotos dentro de uma caixa, ficando com apenas um tíquete com a estampa do animal apostado em mãos. No final do dia, o barão abria a caixa e revelava qual animal havia sido escolhido por ele pela manhã. Se os apostadores acertassem, levavam altos prêmios — muitas vezes, até 20 vezes o valor de sua aposta.

O sucesso repentino do jogo do bicho foi alavancado, em grande parte, pelo grande número de pessoas na área urbana excluída do mercado de trabalho naquela época.

Com o passar dos anos, cada visitante podia comprar quantos ingressos quisesse. Essa liberdade dentro do jogo o popularizou bastante, elevando-o a um jogo de azar.

Por conta disso, o jogo foi proibido e criminalizado em 1946. Embora sua proibição tenha sido uma tentativa de pará-lo, isso não impediu que os “bicheiros” fizessem seus próprios sorteios. E em 1980, o Jogo do Bicho finalmente voltou com tudo.

Atualmente são realizados de dois a cinco sorteios diários.

Jogo do Bicho é permitido no Brasil?

O Brasil é, atualmente, um dos poucos países no mundo que ainda não regulamentou os chamados “jogos de azar”. Por esse motivo, se faz necessário entender que a regulamentação também abrange a legalização dos jogos.

Com sua regulamentação, o governo pode fazer com que os jogos sejam feitos de maneira segura, com o devido pagamento de impostos, sem que haja uma brecha para a lavagem de dinheiro.

Atualmente, o Jogo do Bicho ainda é tido como uma contravenção penal.

Fundado em 18 de novembro de 2011, o Jornal PIRANOT é uma marca da Empresa Júnior Cardoso LTDA. Aqui, notícias de Piracicaba são prioridades. Confira tudo o que acontece de mais importante na cidade em tempo real. Jornalismo 24 horas de plantão.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.