Tradicional passeio de barcos de Piracicaba acontece neste sábado (02)

O tradicional Passeio de Barcos de Piracicaba acontece neste sábado, 02 de fevereiro, às 09h30, com saída do Largo dos Pescadores, na Rua do Porto. O trajeto é de cerca de 90km, tendo Santa Maria da Serra como destino. Cerca de 250 barcos participarão do evento.

Foto: Prefeitura de Piracicaba.

Idealizado na década de 90 pelo engenheiro agrônomo Benedito Augusto de Moura, falecido em 2014, e pelo professor Persão Magossi, o Passeio de Barcos surgiu para ser uma “expedição” de navegadores e apaixonados pelo rio Piracicaba, com a finalidade de despertar a atenção às belezas naturais e aos problemas ambientais que afetam o manancial.

De acordo com Lucas Moura, filho de um dos idealizadores e atual presidente da comissão organizadora do evento, em 2001 a proposta foi ampliada com a introdução da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes. “Essa iniciativa gerou, além de uma procissão em homenagem à santa protetora, a demonstração de fé de pessoas que, ao longo do percurso, exibem nos ranchos próximos ao rio, imagens adornadas com flores e enfeites”, comenta Moura.

O evento tem o apoio das Prefeituras Municipais de Piracicaba e Santa Maria da Serra, empresas da região e Marinha do Brasil.

O Comando do Corpo de Bombeiros informou que em contato com os organizadores, após tratativas junto a Defesa Civil, considerando a baixa vazão do rio, não apoiará o evento devido a baixa vasão do manancial, mas manterá equipes de plantão pelo telefone 193.

Programação

Dia 01 de fevereiro – Missa em louvor à Nossa Senhora dos Navegantes
Horário: 19h30
Local: Capela Nossa Senhora Aparecia
Rua Prudente de Moraes nº 120.

Dia 02 de fevereiro – Benção aos navegantes
Horário: 08h às 09h

Saída dos barcos
Horário: 09h30
Local: Rampa do Largo dos Pescadores

Piracicaba - passeio de barcos
Foto: Prefeitura de Piracicaba.

Informar Erro
Leia também