Piracicaba terá programação especial para comemorar seus 251 anos

Nesta quarta-feira, 01 de agosto, Piracicaba completa 251 anos. E para comemorar o aniversário da cidade, a Prefeitura preparou uma programação especial e intensa, com duração para todo o mês de agosto.

A programação inclui música, dança, campeonatos esportivos, ações na área da saúde, obras de revitalização de espaços públicos, etc. As comemorações serão iniciadas com uma solenidade na praça José Bonifácio, às 09h desta quarta (01).

Preparada pela Comissão de Eventos Cívicos, a solenidade contará com a presença do prefeito Barjas Negri e demais autoridades, além de execução do Hino Nacional Brasileiro e hasteamento da bandeira do Brasil, do Estado de São Paulo e do município de Piracicaba.

Confira abaixo a programação completa da cidade.

piracicaba
Foto: Divulgação.

Uma Breve História de Piracicaba

Tudo teve início no ano de 1766, quando Dom Luís Antônio de Souza Botelho Mourão, capitão-general de São Paulo, encarregou o capitão Antônio Corrêa Barbosa de fundar uma povoação na foz do rio Piracicaba. Barbosa, porém, acabou optando por um local já habitado pelos índios Paiaguás, a 90 quilômetros distante da foz.

Oficialmente, o povoado de Piracicaba, termo da Vila de Itu, foi fundado no dia 01 de agosto de 1767, sob a invocação de Nossa Senhora dos Prazeres. Em 1774, a povoação constituiu-se em Freguesia, com uma população estimada em 230 habitantes. Em 1784, Piracicaba foi transferida à margem esquerda do rio, logo abaixo do salto. A fertilidade da terra atraiu muitos fazendeiros, ocasionando uma disputa de terras. Em 29 de novembro de 1821, foi elevada à categoria de Vila, recebendo o nome de Vila Nova da Constituição, em homenagem à promulgação da Constituição Portuguesa, ocorrida naquele ano.

A partir de 1836, deu-se um importante período de expansão. Não havia lote de terra desocupado e as pequenas propriedades predominavam. Além da cultura do café, os campos eram cobertos pelas plantações de arroz, feijão, milho, algodão e fumo, mais pastagens para criação de gado. Piracicaba era um respeitado centro abastecedor.

Em 24 de abril de 1856, Vila Nova da Constituição foi elevada à categoria de Cidade. Em 1877, por petição do então vereador Prudente de Moraes, mais tarde primeiro presidente civil do Brasil, o nome da cidade foi oficialmente alterado para Piracicaba. Na ocasião, Prudente de Moraes se justificou: “o mais certo, o correto e como era conhecida popularmente”.

Informar Erro
Leia também