Quem é Boninho? Saiba tudo sobre o poderoso chefão do BBB

Boninho é conhecido por ser o diretor do Big Brother Brasil, mas sua trajetória com a televisão vai muito mais além. Conheça a história do poderoso chefão da Globo.

José Bonifácio Brasil de Oliveira, mais conhecido como Boninho, é um diretor de TV Brasileiro, conhecido por comandar diversas atrações e inovar nas edições de diferentes reality shows da Globo, principalmente no Big Brother Brasil, seu carro chefe.

Boninho, diretor na Globo
Boninho – Reprodução

O diretor do BBB nasceu em 4 de novembro de 1962, em São Paulo. Boninho já veio de um berço de ouro, é filho de José Filho de Oliveira Sobrinho, o Boni, um dos executivos mais poderosos da história da televisão brasileira, fundador da TV Vanguarda, retransmissora da TV Globo no interior de São Paulo.

Trajetória e vida profissional

Boninho começou sua carreira no mundo da comunicação na rádio Excelsior FM em 1978. Já no mundo da televisão começou cedo também, e, em um cargo alto. Ele criou e dirigiu o programa “Clip Clip” na Rede Globo, que ficou no ar de 1984 a 1987.

O diretor foi responsável pela criação do canal Multishow, em 1992, além dos programas No Limite e Hipertensão.

Atualmente, o poderoso chefão do núcleo artístico da Globo é diretor de núcleo na Rede Globo, do qual faz parte renomados programas da emissora, como, por exemplo, o Mais Você, Encontro com Fátima Bernardes, o extinto Vídeo Show e Estrelas.

Nos últimos tempos, Boninho está no comando do Domingão do Faustão, Caldeirão do Huck, Só Toca Top, Tamanho Família os eventos Rock in Rio e Lollapalooza. Além do reality show Big Brother Brasil, apresentado por Tiago Leifert.

Durante o Carnaval, o diretor comanda o Globeleza, cobertura especial feita pela emissora dos Marinhos com apresentadores ao vivo direto do Rio de Janeiro e São Paulo.

Boninho - Reprodução
Boninho – Reprodução

Pioneiro no formato reality show

Boninho sempre foi um diretor muito visionário no meio artístico e percebeu que o formato reality show se tornaria um sucesso no Brasil tanto quanto estava sendo no exterior.

O diretor foi o pioneiro em trazer este tipo de entretenimento para as telinhas brasileiras. Boninho negociou diversos reality shows estrangeiros e passou a produzi-los no Brasil, entre eles No Limite, Hipertensão e desde 2009 o Jogo Duro (reality show).

Boninho, diretor do BBB20, revelou que já decidiu como vai ser o BBB21
Boninho, diretor do BBB20, revelou que já decidiu como vai ser o BBB21 – Reprodução

Má fama nos corredores da Globo

Boninho não carrega uma fama muito boa nos corredores da Globo, muito pelo contrário, o que se diz é que ele é um tanto quanto carrasco e puxa a orelha de quem for preciso.

Por inúmeras vezes, áudios contendo os enérgicos comentários do diretor da Globo vazaram durante a gravação do Big Brother Brasil, revelando o jeitão rude do mandachuva da emissora dos Marinhos.

Conhecido pelos esporros que distribui pelos corredores da Globo, seja no elenco ou na produção. No entanto, Boninho parece estar mais calmo. Pelo menos é o que vem circulando nos corredores do Projac.

Coincidência ou não, a mudança no comportamento do diretor aconteceu depois que a emissora lançou o novo código interno de ética e conduta, responsável por receber denúncias anônimas dos funcionários.

Boninho tem fama de carrasco na Globo - Reprodução
Boninho tem fama de carrasco na Globo – Reprodução

Direção do Big Brother Brasil

Boninho adora dar spoilers e deixar os telespectadores morrendo de curiosidade sobre quais novidades e inovações eles podem esperar para as próximas edições do Big Brother Brasil.

Uma das principais jogadas do diretor para atrair a atenção dos fãs é com a lista de participantes, especialmente depois do ano passado, 2020, quando pela primeira vez o BBB contou com famosos e anônimos.

Vida pessoal e relacionamentos de Boninho

Desde 1999, Boninho é casado com a atriz Ana Furtado, com quem teve uma filha, Isabella, nascida em maio de 2007.

Boninho e Ana Furtado vivem em harmonia e não têm vergonha de contar alguns detalhes sobre a vida a dois. Durante uma participação do casal no programa Lady Night, apresentado por Tata Werneck, na Globo, o casal deu mais detalhes sobre alguns momentos íntimos, mais especificamente, da hora H dos pombinhos.

Em um dos quadros do programa de Tatá Werneck, ela foi questionada se já havia fingido um orgasmo. “Já, mas posso falar: nunca fingi orgasmo com meu marido”, ponderou. Aos risos, ela completou: “Dá-lhe Boninho!”. Tatá ficou surpresa e parabenizou a sintonia do casal. “Essa é para aplaudir de pé!”, exclamou a comandante do talk show. A apresentadora do “É De Casa” concordou: “Pode aplaudir!”.

Em outro momento, a apresentadora quis saber como era, para Ana Furtado, conviver intensamente com o marido, em casa e no trabalho. “A gente sabe, ele nasceu na televisão, passava as férias na sala do pai, o Boni. Então, é incrível ter essa oportunidade de estar com ele em outras circunstâncias. Ele chega, o ambiente fica em silêncio. Ele tem uma presença que se impõe, mas eu conheço ele, sei que é um baita de um moleque”, afirmou a carioca.

Diretor do BBB e Ana furtado
Boninho e Ana Furtado – Reprodução

Em 2016, Boninho fez uma cirurgia bariátrica para emagrecer. Na época do procedimento cirúrgico, o diretor da Globo brincou que estava realizando o procedimento para ficar mais gato para a mulher.

“Completei três anos da bariátrica, 45 e alguns quilos a menos, muita malhação, mas mesmo assim alguma coisa sobra. Ai, tomei coragem para ficar mais gato para minha Ana Furtado e resolvi fazer uma abdominoplastia”, explicou, ao postar uma imagem com camiseta pós-cirúrgica.

Antes das plásticas
Boninho antes das cirurgias plásticas – Reprodução
Informar Erro
Leia também