Connect with us

Culinária

Para a festa de ano novo: Receita de Lombo com Batatas

Junior Cardoso

Published

on

timthumbIngredientes

  • 01 lombo de porco (+/- 1,5 kg)
  • 04 batatas
  • 05 cebolas médias
  • 01 colher (sopa) de alho picado
  • 50ml de azeite
  • PARA O SAL TEMPERADO
  • 1 ½ xícara (chá) de sal grosso
  • 02 laranjas raladas (só a casca)
  • 01 pimenta dedo-de-moça picada
  • 100g de manteiga temperada
QUER MAIS RECEITAS? – Nos siga no Twitter: @PiraNOT_Site e nos curta no Face book: Pira NOT
Lombo é um daqueles pratos que não faltam nas ceias no Brasil. Esta receita de lombo com batatas temperado com laranja, alho e manteiga foi exibida no programa Mais Você e é bem simples de se preparar.Modo de preparo da receita: Lombo de porco com BatatasNo liquidificador, coloque 1 fio de azeite, 1 cebola média cortada em cubos médios e 1 colher (sopa) de alho picado. Bata por 30 segundos até obter uma pasta. Passe essa pasta no lombo de porco e coloque em uma assadeira sobre uma camada feita com metade das cebolas cortadas em meia-lua.

Para cortar as batatas para que fiquem como na foto:

Coloque uma batata em uma colher de pau (que caiba esta batata) e com uma faca afiada vá fatiando esta batata até a borda da colher sem separar as fatias (fatias com +/- 0,5 cm).

A colher de pau vai funcionar como um gabarito para que seja mais fácil fatiar esta batata sem chegar até o outro lado. Quando a faca encostar na colher, retire a faca e corte outra fatia.

Faça isso com todas as batatas. Coloque a outra metade das cebolas cortadas em meia-lua entre as fatias de cada batata e disponha estas batatas fatiadas com cebolas na assadeira de modo que fiquem com os cortes para baixo.

Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno médio a 200° C por +/- 1 hora.

Preparo do Sal temperado

Enquanto isso, faça o sal temperado colocando em um liquidificador 1 ½ xícara (chá) de sal grosso, 2 laranjas raladas (só a casca) e 1 pimenta dedo-de-moça picada e bata bem até obter um sal fino. Misture 2 colheres (sopa) deste sal temperado com 100 g de manteiga e reserve na geladeira.

Depois de 1 hora retire a assadeira do forno e fatie o lombo sem separar as fatias. Entre as fatias de lombo coloque uma porção de manteiga temperada e entre as fatias de batatas também. Salpique um pouco de sal nas batatas e volte a assadeira ao forno, sem papel alumínio, por mais 1 hora a 200 ° C.

Retire a assadeira do forno, disponha o lombo e as batatas em um prato e sirva com salada verde.

Dica

Você pode guardar o sal temperado em potes fechados para usar outras vezes!

Fonte da receita – Mais Você: http://tvg.globo.com/receitas/maisvoce/lombo-com-batatas-50acbd6cc5a64575cf00003f

Diretor, editor chefe e jornalista do PIRANOT. Começou a trabalhar em 2007, aos 14 anos, quando lançou seu primeiro blog na internet. Em 2011, criou o PIRANOT e fez parte, por três anos, de um programa da extinta TV Beira Rio. Estudou jornalismo na UNIMEP e assessoria de imprensa no SENAC. Fez estágio na Câmara de Vereadores e teve passagens por duas rádios de Piracicaba.

1 Comment

1 Comment

  1. Avatar

    Niyara

    27 de janeiro de 2013 at 03:29

    Oi Lucia, pois e, esse e um risco verdadeiro, ja que essas minqauas sao depois levadas para o Pt e os outros partidos nao podem acompanhar o q eles estao vendo no CD ( nao sei o nome, um disco que vai gravar todos os votos. ) e ainda ha denuncias que ha um meio de alguem votar contra ela e mesmo assim o voto ira para ela. Pois e, assim como Bush eleicao, a dela tbem podera seguir a mesma linha ganhara mesmo q nao queiramos. BeijosFRI

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.