Connect with us

Cultura

Espetáculo de butoh “Caos” é apresentado no Centro Cultural de Rio Claro

Avatar

Published

on

Reportagem: Felipe Gonçalves

A obra distingue-se por uma meticulosa pesquisa corporal e áudio-visual entre dança real e dança virtual, em que o corpo real e virtual se fundem na criação de um corpo multimídia. Em cena, o ator explora os recursos digitais de uma projeção de data show, surpreendendo a plateia, que se depara com a performance real (ao vivo) e virtual, projetada pelo data show, simultaneamente – formando um corpo multimídia.

“Caos” é uma performance de butoh. O gênero, apesar de não ser popular no Brasil, surgiu no Japão e ganhou projeção mundial a partir dos anos 70. Conhecido como ‘dança teatro’, o butoh aborda a arte dramática em forma de dança e movimentos compassados com expressões corporais.

O espetáculo, apresentado pelo ator João de Lima Neto, neste domingo, 12, no cinema do Centro Cultural “Roberto Palmari”, em Rio Claro, reuniu cerca de 60 pessoas e contou com a presença de artistas locais e simpatizantes da arte do município.

Durante o espetáculo,o ator aborda de forma poética a relação do homem com a natureza, provocando uma reflexão intrínseca no espectador.

Para João de Lima Neto, cada ambiente provoca uma sensação nas pessoas e é importante estar presente no processo de criação do espetáculo para transcender os sentimentos ao público. “Eu não estou preocupado em contar uma história linear e sim com que o público sinta as mesmas sensações que eu tenho quando eu estou nesses ambientes”, frisa o ator.

A estudante, Beatriz Doranti, se surpreendeu logo na primeira cena do espetáculo “É aquela sensação que você engole aquilo e começa a processar… O que ele está querendo dizer? Como isso se reflete em mim?”.

O secretário de cultura do município, Sergio Desiderá, que assistiu o espetáculo, diz que o ator transmitiu a importância do corpo nas relações interpessoais “Gostei da performance do João como ator em construção, ele transformou o seu próprio corpo no caos ambiental, social, nas guerras…”, declara o secretário.

“Caos” faz parte da mostra teatral da Cia. Tempero D’alma de Artes Cênicas, nas próximas semanas, a companhia apresentará uma série de espetáculos em Rio Claro, entre eles: “Romeu e Julieta (William Shakspeare)”, “ O Menino que virou história (Nanna Castro)”, “Para Pina (homenagem á coreógrafa alemã Pina Bausch)”, “Ópera do Malandro” (Chico Buarque) e “Máquina Hamlet” (Heiner Muller). Os ingressos variam de R$5,00 a R$20,00 e podem ser adquiridos com antecedência no Centro Cultural de Rio Claro. Mais informações na página do grupo.

Confira as fotos:

 

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.