Connect with us

Cultura

Temporada 2019 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba será no Teatro Dr Losso Netto

Rafael Fioravanti

Published

on

Foi anunciado na tarde desta segunda-feira (25) que o Teatro Municipal Dr Losso Neto será a casa oficial da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP), já a partir desta temporada 2019. O concerto inicial está agendado para o dia 30 de março, e a periodicidade das apresentações da OSP é de uma vez ao mês, sempre às 20h dos sábados.

Dr Losso Netto

Foto: Rodrigo Alves

O maestro piracicabano Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular da OSP, explicou que os ensaios abertos (que costumavam ocorrer antes das apresentações) não serão mais feito. A medida se deve, em parte, à capacidade do Teatro Municipal Dr. Losso Netto, que é quase o dobro do Teatro Municipal Erotídes de Campos — local onde a OSP se apresentou de 2015 a 2018.

“Estávamos no Teatro do Engenho por conta das reformas no Teatro Dr. Losso Netto, cujas obras foram entregues em agosto do ano passado. Fizemos a opção pela mudança por causa de sua localização, na área central da cidade, que trará melhor facilidade de acesso ao público”, comentou o maestro.

A estrutura é outro fator que contribuiu muito para a mudança definitiva de casa. “O Teatro Dr. Losso Netto dispõe de um piano de qualidade, da marca Kawai, que nos auxiliará quando houver repertório para este instrumento. Porém, é preciso reforçar que Piracicaba possui dois excelentes teatros, um privilégio para uma cidade do interior”, explica o maestro.

Piracicaba realmente é uma cidade de privilégios.

OSP

O mês de março marca os 119 anos da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) e os cinco anos da reestruturação do conjunto. O maestro explica: “O projeto de reestruturação da OSP é um presente para mim, após mais de 30 anos no Teatro Municipal de São Paulo, regendo uma grande quantidade de concertos, óperas e balés. É o momento em que retorno à minha cidade para dividir toda a experiência acumulada. Com os concertos da OSP, Piracicaba tem a oportunidade de ter sua vida musical ainda mais enriquecida”, finaliza.

O cronograma de concertos da Temporada 2019 está sendo finalizado. Datas, repertório, maestros e solistas convidados serão anunciados em breve.

Teatro Municipal Dr Losso Netto

Inaugurado em agosto de 1978, mês do aniversário de Piracicaba, o Teatro Municipal Dr Losso Netto é conhecido por sua grandeza e referência como casa de espetáculos.

O teatro esteve em reforma durante cinco longos anos. Agora, ao contrário de antes, o teatro conta com rampas de acesso, sanitários adaptados para pessoas com deficiência, sistemas elétricos e hidráulicos reparados, luzes de emergência, equipamentos de combate a incêndio e carpete antichamas.

Rafael é formado em jornalismo (comunicação social) pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redações e editoras literárias. Integra a equipe do Jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.

2 Comments

2 Comments

  1. Avatar

    Tiago Marques

    25 de fevereiro de 2019 at 19:10

    Que Maravilha !!!
    O Teatro Dr. Losso Netto é um ambiente formidável para Concertos espero rever novamente as apresentações nesse privilegiado recinto.

    Uma atenção a ser providenciada ( não sei se já foi revisada) é a questão do estacionamento, segurança e iluminação externa. Outro fator importante é a questão do escoamento de água da chuva,pois em torno do teatro é local de alagamento intenso e muito crítico no período de chuvas.

  2. Avatar

    Rogério Gonçalves

    27 de fevereiro de 2019 at 09:03

    Espero q o ar condicionado esteja funcionando e q os portões de saída de emergência não fiquem trancados. Os bebedouros foram instalados? Pequenos transtornos q estão presentes desde a reinauguração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.