Com irmã portadora de ELA, Luciano Szafir aprova desafio do gelo

Convivendo com a esclerose lateral amiotrófica (ELA) desde 2005, quando sua irmã, a advogada criminalista Alexandra Szafir, foi diagnosticada com a doença, o ator e apresentador Luciano Szafir viu com entusiasmo o desafio do “balde de gelo” – “Ice Bucket Challenge” – disseminado no Brasil no último sábado (16), por famosos.

“A campanha ganhou uma força absurda. Foi brilhante, mais uma sacada de mestre do Mark Zuckerberg (a ação teria começado na cidade de Boston, Estados Unidos, por amigos do jogador de baseball Pete Frates, diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, mas ganhou força após a participação do criador do Facebook) de fazer com que artistas abraçassem a causa e ela ainda tivesse um cunho divertido. Foi muito bem feito”, afirmou Szafir.

A iniciativa visa a arrecadar doações para instituição americana sem fins lucrativos ALS Association – engajada no combate à esclerose lateral amiotrófica. Na corrente, uma pessoa toma banho de água gelada, divulga o vídeo na internet e desafia três outras pessoas a cumprirem a prova. Inicialmente, quem não quisesse jogar o balde de água e gelo, deveria doar U$ 100 para a instituição. No entanto, os adeptos da brincadeira passaram a fazer as duas coisas. Nos EUA, o valor mínimo para doação é de US$ 100. Segundo comunicado divulgado pela ALS na última terça, a associação arrecadou US$ 22,9 milhões. No Brasil, as doações podem ser feitas para Associação Pró-Cura da ELA e para Abrela.

“É uma doença devastadora para todo mundo que está perto. Foi muito difícil para mim, para os meus pais. Se pudesse trocaria de lugar com a minha irmã na hora”, afirmou Luciano, que foi convocado duas vezes e aceitou participar da campanha do gelo ao vivo no programa “Hoje Em Dia”, da Rede Record.

Informar Erro
Leia também