Prefeitura realiza hoje (12), o “Fórum Sou Capaz”

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre), realizará nesta terça-feira, dia 12 de agosto, o Fórum Sou Capaz- Promovendo a Inclusão Profissional da Pessoa com Deficiência e Reabilitados Profissionais. O evento acontecerá das 8h30 às 12h30, no Engenho Central.

O Programa Sou Capaz foi desenvolvido para criar meios e mecanismos que facilitem o cumprimento da chamada “Lei de Cotas” (nº 8213/91), que obriga a contratação de pessoas com deficiência, num sistema de cotas, que varia de 2% a 5% do total do quadro de funcionários.

O Fórum é realizado em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP; Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP; Ministério do Trabalho e Emprego-MTE Gerência Regional em Piracicaba e Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

O evento conta ainda com apoio da Associação Industrial e Comercial de Piracicaba – ACIPI, Centro de Reabilitação de Piracicaba – CRP, Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba–CONESPI, Centro de Referência de Saúde do Trabalhador–CEREST, Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba– CEPP/FUMEP, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia–IFESP, Secretaria Municipal de ação Cultural–SEMAC, Sindicato Trabalhadores da Indústria Alimentação Piracicaba – STIAP, grupos de RH EDUCCO/GRHUPIRA, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras-SIMESP, Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba.

Programação

8h30 – Credenciamento

8h45 – Abertura

• Álvaro Augusto Teixeira Vargas, Diretor Titular do CIESP de PIRACICABA.

• Moacir Beltrame, Diretor Titular do DEPAR/FIESP de PIRACICABA.

• Profº Drº. Gabriel Ferrato dos Santos, Prefeito Municipal.

9 horas – Apresentação

Programa Sou Capaz – Inclusão de Aprendizes e Pessoas com Deficiência

• Cristiane Gouveia, DEPAR.

9h20 – 1º Painel:

• Práticas do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE para a Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência, Reabilitados e Aprendizes, apresentada pelo Senhor Antenor de Jesus Varola, Gerente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE de Piracicaba.

10 horas – 2º Painel:

• Segurança e Saúde do Trabalhador e Reabilitação Profissional, ministrado pela Grácia E. Fragalá, Diretora Adjunta de Responsabilidade Social da FIESP e Executiva da Área de Segurança e Saúde do Trabalho, atuando como consultora no Grupo Telefônica.

10h40 – Coffee Break

11horas – 3º Painel:

• Boa prática no processo de inclusão e retenção dos profissionais com deficiência, reabilitados e aprendizes no mercado de trabalho, ministrado por Corina Costa, Gerente de Recursos Humanos do Delta Supermercados – e Dorca Cristina Marques – Fiscal de Prevenção de Perdas e escola SENAI “Ítalo Bologna”- Itu – Centro de Referência no Atendimento as Pessoas com Deficiência.

11h35 – 4º Painel

• Elevação de Escolaridade e Qualificação Profissional, Investimento que gera produtividade e competitividade para a sua empresa. Ministrado peloProf. Wilson Antônio Rensi, Diretor do SENAI – Piracicaba e Sandra Regina da Silva Chang, Especialista em Educação do SENAI-SP.

12h15 – Debate de encerramento

Informar Erro
Leia também