Tie Dye: aprenda a customizar roupas e acessórios com a tendência do verão

Biquíni, short, camiseta, o que você quiser. A tendência queridinha do verão está de volta e você irá aprender como fazer passo a passo a técnica Tie Dye. Confira!

- Continue depois da publicidade -

Os tingimentos artesanais, mais conhecidos pelo nome Tie Dye, ganharam as vitrines durante os anos 60 e 70 tornando-se estampa símbolo do movimento hippie na época.

uma foto de como fazer tie dye
Foto: Reprodução

Durante o isolamento social a tendência voltou a ser praticada por diversos influenciadores digitais, marcas de roupas e acessórios e público em geral.

A prática serve para dar uma nova cara para uma roupa de cor sólida, como também recuperar aquelas peças mais antiguinhas e desbotadas.

Quer aprender como fazer o Tie Dye na sua própria casa e arrasar no verão com essa tendência super moderna e estilosa? Então, se liga no passo a passo que o PIRANOT preparou para você.

Defina as cores para o seu tie dye

Para começar você vai precisar escolher as cores que irá mesclar em sua composição.

Nesta nova onda do tie-dye, tem sido usados tons mais pastel, como a cartela candy colors que caiu no gosto e virou queridinha nas peças de desejo.

Tendo isso em vista, você pode apostar nas cores mais suaves, como rosa bebê, azul céu, mas nada te impede de fazer outras combinações também. O importante é se jogar.

Verificar se a roupa é compatível com a tinta

A tinta que você irá utilizar é um é pó, ela será diluída em água para fazer as misturas desejadas. Por isso é importante verificar se o tecido que você quer fazer o Tie Dye é compatível com a tinta que você vai usar, se ele pode ser tingido de forma caseira, assim, você evita de manchar ou perder a peça.

Como fazer Tie Dye em calça ou shorts

O processo é bem simples. Primeiro, você vai precisar comprar os pigmentos nas cores desejadas. Não se preocupe em encontrá-los, pois é super fácil, eles são vendidos até em supermercados.

– Leia a bula para saber a quantidade de água necessária para diluí-lo.

– Uma vez misturado na água, é só mergulhar o short até a altura que queira que ele seja invadido pela cor.

– Se quiser um efeito degradê, deixe secar 10 minutos e molhe.

– Já se desejar acrescentar uma nova cor, deixe-o secando por ao menos 24 horas.

Aplicando a técnica em máscaras

Nos dias de hoje a máscara tornou-se um acessório de uso essencial e protetor contra a Covid-19. Muitas pessoas gostam de dar aquela customizada, combinar com as roupas e tudo mais.

Então, porque não aplicar o Tie Dye na sua máscara também?! Confira os passos. Você pode utilizar a tinta de tecido, para 1 colher de tinta, você utilizará 2 de água. Abaixo você confere outro estilo de máscara:

Passo a passo de camisetas tie-dye

Apesar dos shorts, calças, máscaras e biquínis terem ganhado com força diferentes estampas tie-dye, foram as camisetas, blusas e moletons os queridinhos nas apostas da técnica.

1. Pegue a peça escolhida e amarre com o barbante ou elástico do jeito que achar melhor.

2. Ferva a água com 2 colheres de sal grosso e misture com o corante em pó. Você pode deixar várias cores preparadas em diferentes bacias ou baldes. Afinal, você tinge como quiser, com cores diferentes ou não, cada parte da roupa.

3. Para concluir, você enxágua a peça (vai sair um pouco a tinta, mas nada demais), torce e espera secar.

uma foto de como fazer tie dye
Foto: Reprodução

Outra forma de fazer tie-dye

Você vai precisar:

– Um potinho de corante

– Barbante

– Um garfo

– Sal grosso

– fixador

1) Primeiramente, uma maneira mais fácil para fazer esse tipo de tie dye é molhar a camiseta, molhe a camiseta com água corrente e depois tire o excesso.

2) Coloque a camiseta em cima de uma mesa e pegue algum garfo, faca algo que seja forte para conseguir girar a camiseta como na foto abaixo

3) Após ter girado toda a camiseta e ter ficado como um ”caracol”  amarre com o barbante de modo que não solte depois que ficar na água fervendo.

4) Encha uma panela +/- até a metade e deixe a água ferver. Dentro da panela jogue duas colheres de sal grosso e um pouco de vinagre (ajuda na fixação).

Após fervida a água, jogue o corante (no meu caso joguei um potinho inteiro de corante, porque queria algo forte) deixe o corante dissolver e logo em seguida coloque a camiseta.

Deixe a camiseta ferver na água por uns 30 minutos. Ao mesmo tempo, pegue um balde e encha com água fria e coloque duas colheres de sal grosso.

5) Em conclusão aos 30 minutos, pegue a camiseta e coloque no balde com água fria e junto jogue o fixador, espere por uns 15 minutos.

uma foto de como fazer tie dye
Foto: Reprodução

Sal realmente ajuda?

Se você deu uma breve pesquisada na internet sobre como fazer tie dye com certeza leu em algum lugar que colocar sal na água ajudará na fixação da tinta na roupa.

Mas, será que esse segredinho realmente ajuda ou é só mais uma invenção sem necessidade alguma? Confira a resposta abaixo!

O sal funciona como um inibidor, evitando que o corante se disperse na água e manche a sua roupa. Preparamos um passo a passo e como utilizar o sal na customização tie-dye.

– Molhe a roupa com água gelada. Logo depois, coloque água fervendo na vasilha, acrescente meia xícara de sal, um potinho de corante e misture essa água com o auxilio das luvas para não manchar ou queimar as mãos.

– Atenção: para cada potinho de corante é necessário meia xícara de sal, ok?!– Agora coloque a metade da peça que deseja colorir e deixe agir de 5 a 10 minutinhos. Dessa forma, vale arrumá-lo com as mãos para não manchar na hora do tingimento.

– Enquanto espera a cor fixar, repita o mesmo procedimento para diluir o outro tom do corante escolhido na outra vasilha e em seguida mergulhe a outra metade da roupa que ainda está branca.

– Em conclusão, espere de 5 a 10 minutinhos novamente. Feito isso, coloque a peça para secar 24 horas e ai sim com a cola quente cole as tachas ou spikes onde preferir.

Informar Erro

- Continue depois do anúncio -

Leia também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir