sábado, 28 de fevereiro de 2026
PIRACICABA (SP)

Avenida Jaime Pereira começa a ser liberada amanhã (07) após nova avaliação da Pedreira do Bongue

Por Fernanda Maestro
06/08/2024 às 16:26
⏱️ 2 min de leitura
Foto: Divulgação
💬 RECEBA NOTÍCIAS NO WHATSAPP
Foto: Divulgação

A Pedreira do Bongue passou por nova vistoria na manhã de hoje, 06/08. O geólogo Jehovah Nogueira Junior, da empresa Geocor, percorreu a formação para nova avaliação, após desagregamento de pedras que ocorreu na sexta-feira, 26/07. Desde então, a Avenida Jaime Pereira foi interditada. A liberação das faixas sentido Centro/Bairro deve acontecer amanhã, 07/08, por volta das 12h, com possibilidade de liberação total da avenida até o fim da tarde.

A vistoria foi acompanhada por técnicos da Semozel, pelo secretário da Pasta, Márcio Marino, e pelo prefeito Luciano Almeida. Segundo o geólogo, a abertura da vala de contenção, já realizada pela Prefeitura em uma parte da pedreira e em andamento em outra, é a medida mais adequada para segurar os grandes blocos que podem se soltar da pedreira. “De imediato, a abertura da vala é a medida mais adequada, que já mostrou que funciona, segurando blocos grandes”, avaliou.

Segundo Nogueira Junior, a pedreira é uma formação rochosa que libera blocos. À medida que libera um, alivia outros, que também se soltam. “A finalidade da vala é que quando o bloco role, ele seja retido pela vala e não atinja a pista. Isso funciona bem para blocos maiores, mas existe o risco de blocos menores rechaçarem em rampas naturais e se projetarem para a pista. Por isso, a abertura da vala é a medida mais adequada”, reforça.

HISTÓRICO – A Prefeitura, por meio de força-tarefa que reúne várias secretarias, tem trabalhado em medidas para conter as pedras que desagregam da Pedreira do Bongue.
Entre essas medidas estão limpeza, desobstrução e construção de vala de contenção na base da pedreira, ampliação e reforço das barreiras para conter as pedras, corte de árvores no topo da pedreira, tombamento de rochas já condenadas, melhorias no sistema de drenagem no alto da pedreira e limpeza de área próxima à avenida, para retirar os fragmentos de rocha que já se desagregaram da pedreira.

Sobre o Autor

Fernanda Maestro

Jornalista formada pela Universidade Metodista de Piracicaba. Trabalhou em campanhas políticas e estagiou na Câmara de Vereadores de Piracicaba. Integra a equipe do Jornal PIRANOT desde 2018.

Leia Também

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?