Durante a reunião do Conselho Municipal de Segurança (Comuse), realizada na última quinta-feira (15), foram apresentados os dados que mostram uma redução nos índices de criminalidade nos meses de março e abril de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Segundo o levantamento divulgado, o número de roubos, incluindo residências, estabelecimentos comerciais e transeuntes, registrou uma queda de 48%, passando de 133 casos em 2022 para 68 ocorrências em 2023. Da mesma forma, o roubo de veículos apresentou uma diminuição de 9,8%, passando de 102 para 92 casos. Além disso, a recuperação de 45% dos veículos roubados foi destacada pelas autoridades.
Durante a reunião, o prefeito Luciano Almeida ressaltou a importância da colaboração entre as forças policiais e a sociedade civil na promoção da segurança pública. Ele afirmou que a união de esforços é fundamental para impedir o crescimento dos índices de criminalidade e manter a qualidade de vida no município.
Carlos Beltrame, secretário de Governo, destacou o papel crucial da troca de informações no Comuse para a redução dos índices de criminalidade, enfatizando que esse é um momento significativo para Piracicaba.
Além dos números de roubos, também foram apresentados comparativos entre as cidades da região atendidas pela polícia, onde Piracicaba apresentou índices menores de criminalidade. Por exemplo, no período de janeiro a março, Piracicaba registrou 6,2 casos de roubo de veículos, enquanto Americana teve 10,6, Rio Claro 11,4, Limeira 26,7 e Sumaré 53. Quanto aos roubos em geral, Piracicaba teve 23,5 casos, contra 27,1 em Americana, 36,9 em Limeira, 39,5 em Rio Claro e 67,4 em Sumaré. Em relação aos homicídios dolosos, os números foram 1,1 para Americana, 1,2 para Piracicaba, 1,4 para Sumaré, 1,7 para Limeira e 5,4 para Rio Claro.
Além dos dados apresentados, foram divulgadas informações sobre a apreensão de 18 kg de drogas, a prisão de 140 pessoas, a apreensão de 6 armas de fogo, a recuperação de 40 veículos e o recebimento de 4.438 chamadas pelo número de emergência 190, durante o período de março a abril de 2023.
A reunião do Comuse contou com a presença do prefeito Luciano Almeida, do secretário de Governo, Carlos Alberto Lordello Beltrame, do procurador-geral, Guilherme Monaco de Mello e da secretária de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes, Jane Franco de Oliveira, entre outros representantes de órgãos relacionados à segurança pública.














