Piracicaba (SP) tem três festas juninas neste final de semana prolongado; confira a agenda

Piracicaba (SP) tem três festas juninas neste final de semana prolongado; confira a agenda

Conhecidas antigamente como festa Joanina de São João, as festas juninas começaram em intenção aos três santos católicos: São João, Santo Antônio e São Pedro – escolhidos por serem os mais populares do mês de junho. Para prestigiar essa tradição, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), apoia várias festividades típicas que acontecem até domingo (19).

Foto: CCS

Desde que as festas juninas foram trazidas pelos portugueses ao Brasil, no período colonial, as comemorações sofreram influências das culturas africanas e indígenas; bem como de costumes regionais e, hoje, essas festividades possuem características cada vez mais peculiares percebidas em cada região do Brasil, que vão se agregando com os mais variados interesses do público participante.

Em Piracicaba também não faltou inovação, principalmente durante a 15ª Tradicional Festa de Santo Antônio, realizada na praça José Bonifácio, em frente a Catedral, com a Noite do Flash Night, apresentada no Dia dos Namorados, além de leilão presencial de prendas e gado que será realizado no dia, 19/07, às 12h. A festa segue nos moldes tradicionais com quermesses todos os dias, de 16 a 19/06.

De acordo com o coordenador das comemorações, Odair Cardoso, até o momento, as festividades na Catedral já receberam cerca de 4.000 pessoas desde o início, 10/06.

Já a Paróquia de São João Batista Precursor vai seguir inteiramente a tradição das festas juninas com o Grande Arraiá de São João (que consta no calendário municipal, projeto Lei 19/2018), em espaço na avenida Luciano Guidotti, 1.476, e trazer um cardápio recheado de delícias, boa música, quadrilha, fogueira e ambiente descontraído. Tudo isso acontecerá nos dias 17, 18, 24 e 25 de junho, e, 01 e 02 de julho, sempre das 19h às 23h.

Segundo o padre Marcelo Sales, para a igreja católica, São João é o responsável por anunciar a vinda de Cristo para salvar a humanidade e trazer renovação. “Ele é o grande precursor, por isso, é celebrado com uma grande festividade. A Festa é uma demonstração de união e fé da comunidade. A Fraternidade, Evangelização e Solidariedade são marcas da paróquia, que conta com voluntários atuantes. Sempre buscando alternativas para dar andamento aos projetos da Paróquia”, explica o pároco.

Na Matriz Nossa Senhora Aparecida as festividades serão realizadas no fim de semana, dias 18 e 19 de junho, a partir das 16h, na praça, em um espaço de 500 m², na rua Bolívia, 205, Vila Prudente. De acordo com o coordenador da festa, Alexandre Baltieri Trevizan Junior, é com muita alegria que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida está prestes a realizar a 49ª Festa Junina que hoje faz parte também do calendário cultural de Piracicaba. Uma tradicional e importante festa para a comunidade, que por razões da pandemia não pôde ser realizada por dois anos, mas agora volta com tudo.

“Ao recordarmos um pouco da história de nossa festa, que teve início em meados de 1970, já estávamos visando angariar fundos para a construção da nova igreja. É importante lembrar que ainda hoje alguns voluntários ajudam desde a primeira festa. Esperamos por todos para que a festa volte com força total”, convida Alexandre.

Confira a programação das festas juninas

15ª tradicional Festa de Santo Antônio da Catedral

Barracas Típicas

Na quinta-feira, 16/06, haverá Missa, às 16h, no ginásio Dom Bosco, seguida de procissão até a Catedral com a benção final pelo bispo Dom Devair Araújo da Fonseca. Haverá quermesse todos os dias, de 16/06 a 19/06, a partir das 18h.

Shows musicais todas as noites, das 19h30 às 22h.

16/06 – Banda Janu Adonai

17/06 – Samba e Prosa

18/06 – Trio Pira

19/06 – Almoço com som ambiente e leilão presencial das 12h às 15h

Local: Praça da Catedral, s/n, Centro, Piracicaba – SP

O Grande Arraiá de São João Batista Precursor

Barracas Típicas

Programação artística das 19h às 23h

Dia 17/06 – Willians Araújo e Banda

Dia 18/06 – Danilo e Convidados

Dia 24/06 – Forrófiando e presença da QuadriPira

Dia 25/06 – Jeff Willyan e Banda

Dia 01/07 – Gabriel Allan

E Dia 02/07 – Evinha do Forró

Local: A festa acontecem em espaço amplo, no Centro de Eventos localizado na avenida Luciano Guidotti, 1.476, e que contará também com estacionamento gratuito.

49ª Festa Junina Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Barracas Típicas

As atrações serão:

No sábado, 18/06, às 21h, tradicional quadrilha com integrantes da comunidade

Show todos os dias da festa, a partir das 18h

Sábado, 18/06, com a dupla Matheus e Denilson

Domingo, 19/06, com Evinha do Forró e banda

Local: Paróquia Nossa Senhora Aparecida, rua Bolívia, 205, Vila Prudente

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também