Projeto Sorriso Cidadão vai atender 5.800 crianças em 23 unidades escolares de Piracicaba

Projeto Sorriso Cidadão vai atender 5.800 crianças em 23 unidades escolares de Piracicaba

Após dois anos suspensas devido à pandemia da Covid-19, as ações de Saúde Bucal do Programa Saúde na Escola (PSE), vinculada à Secretaria de Saúde, retomaram no município. A partir de segunda-feira, 20/06, o projeto Sorriso Cidadão do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Região apoiará as atividades de saúde bucal em 23 escolas municipais e deve atender mais de 5.800 crianças da Educação Infantil e de Ensino Fundamental 1. A primeira escola a receber o trailer odontológico será a EMEI São Vicente de Paulo, com o atendimento de 520 alunos ao longo das próximas três semanas. O prefeito Luciano Almeida, os secretários de Saúde, Filemon Silvano, de Educação, Bruno Roza, a direção do Sindicato e parceiros do projeto participam do início das atividades, na segunda-feira, 20/06, às 09h30.

Foto: CCS

O secretário de Saúde, Filemon Silvano, destaca que o PSE tem como objetivo promover a comunicação entre escolas e unidades de saúde, assegurando a troca de informações sobre as condições de saúde dos estudantes, promovendo a saúde e reforçando a prevenção de agravos à saúde, assim como fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e de educação e ainda “articular as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) às ações das redes de educação básica pública, de forma a ampliar o alcance e o impacto de suas ações relativas aos estudantes e a suas famílias, contribuindo com a construção de sistema de atenção social, com foco na promoção da cidadania e nos direitos humanos”.

Conforme explica a coordenadora da Saúde Bucal, Fernanda Bado, o trailer Sorriso Cidadão retorna como importante apoio para as ações nas escolas que são vinculadas a Unidades de Saúde as quais ainda não possuem dentistas ou equipes de saúde bucal. “Das 88 escolas municipais aderidas ao PSE, o trailer será responsável, inicialmente, por 23 escolas municipais, sendo 19 de educação infantil e 4 de ensino fundamental 1, e assim que estas escolas forem finalizadas, outras poderão ser incluídas nesta atividade. Na escola, as crianças serão avaliadas e tratadas pela equipe de profissionais do trailer”, disse.

O Trailer Odontológico Sorriso Cidadão completou este mês oito anos de atividade com mais de 60 mil atendimentos. O projeto é do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e região, em parceria com a Hyundai Motor Brasil e empresas sul-coreanas instaladas no Parque Automotivo. Além de Piracicaba, o Trailer já passou por cidades como Rio das Pedras, Saltinho, Mombuca, Capivari, São Pedro, Charqueada, Torrinha e Santa Maria da Serra, além de corporações de segurança (10° BAEP, 16º Grupamento de Bombeiros, GCMP e 5ª Cia da PM) e instituições como Lar Betel, Casa do Bom Menino, Lar Franciscano, Centro de Ressocialização, entre outras.

De acordo com o presidente do sindicato, Wagner da Silveira, o Juca, o programa Sorriso Cidadão tem como missão prevenir e promover saúde bucal em prol do cidadão. O trailer, é equipado com um moderno consultório odontológico em seu interior, contando com compressor próprio, raio-x, autoclave, fotopolimerizador, dentre outros. Diversos tipos de tratamentos, como orientações de higiene oral, técnicas preventivas, restaurações, raspagem de tártaro, profilaxias, endodontia e pequenas cirurgias, são realizadas. “O Sorriso Cidadão é uma ação social que tem feito a diferença na vida das pessoas por onde ele passa, pois é mais que um atendimento odontológico, é envolvimento e interação entre escolas, crianças, comunidades, instituições, prefeituras e a equipe do projeto”, disse.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também