Centros de Testagem para Covid-19 abrirão em Piracicaba no feriado de Corpus Christi

Centros de Testagem para Covid-19 abrirão em Piracicaba no feriado de Corpus Christi

Nesta quinta-feira, 16/06, feriado de Corpus Christi, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai manter abertas as seis unidades que funcionam como Centros de Testagem por demanda espontânea para investigação epidemiológica de Covid-19 e contactantes, das 8h às 14h. A medida é uma forma de atender a população que tem procurado a rede municipal com sintomas gripais e respiratórios. Desta forma, farão a coleta dos exames os Crabs (Centros de Referência da Atenção Básica) Piracicamirim, Santa Terezinha, Cecap e Vila Cristina, além das UBS (Unidade Básica de Saúde) do Caxambu e Alvorada.

A Secretaria de Saúde reforça que na sexta-feira, 17/06, os Centros de Testagem não estarão abertos, retomando o atendimento normal a partir da segunda-feira, 20/06, das 17h às 20h30, nas seis unidades; nos dias 17, 18 e 19/06, os sintomáticos devem procurar qualquer uma das quatro UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) para receber atendimento. “Com a chegada de uma nova frente fria em nossa região e a permanência do clima seco, os casos de síndrome respiratória e gripais cresceram na cidade, motivo pelo qual decidimos manter o atendimento à população nestas centrais”, apontou Filemon Silvano, secretário de Saúde.

De acordo com o Departamento da Atenção Básica (DAB), responsável pelas centrais de testagens para Covid-19, de segunda (06/06) até sexta-feira (10/06), foram coletados 1.307 exames, com 343 positivos (26%) nos seis centros de testagem. De 25/04 – quando os dois primeiros centros foram abertos à população – até dia 03/06, foram coletados 2.073 exames, com 523 casos positivos (25%).

Para ter acesso ao teste rápido, a pessoa deve procurar um dos Centros de Testagem com documento pessoal com foto e CPF. Farão o teste as pessoas que apresentarem sintomas gripais e respiratórios ou que tiveram contato com alguém suspeito/positivo para a Covid-19. Em caso de resultado positivo, a pessoa será devidamente orientada pela equipe da unidade quanto aos sintomas, tratamento e isolamento. Caso o paciente precise de atestado médico, ele será encaminhado para atendimento em uma das quatro UPAs do município.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também