Novos Centros de Testagem para Covid-19 vão funcionar a partir de hoje (06), em Piracicaba

Novos Centros de Testagem para Covid-19 vão funcionar a partir de hoje (06), em Piracicaba

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, vai adiantar a abertura dos novos Centros de Testagem por demanda espontânea para investigação epidemiológica de Covid-19 e contactantes. Na última quinta-feira (02), foi anunciada a ampliação da testagem a partir de quarta-feira (08), porém, a coordenação das unidades de saúde conseguiu organizar as equipes de profissionais que vão atender a partir de hoje (06), das 17h às 20h30, nos Crabs (Centros de Referência da Atenção Básica) Piracicamirim, Santa Terezinha, Cecap e Vila Cristina, além das UBS (Unidade Básica de Saúde) do Caxambu e Alvorada. O Crab Vila Sônia não estará aberto para as testagens.

Foto: Felipe Poleti/CCS

De acordo com o Departamento da Atenção Básica (DAB), responsável pelas centrais de testagens para Covid-19, de segunda-feira (30/05) até quinta-feira (02/06), foram coletados 396 exames no Crab Piracicamirim, com 89 positivos (22%) e 273 exames no Crab Santa Terezinha, com 67 positivos (24%). “Esta semana notamos um aumento considerável na procura pelos testes rápidos, por isso reorganizamos as equipes e as escalas de trabalho para conseguir ampliar o acesso à testagem o mais rápido possível à população”, enfatizou o secretário de Saúde, Filemon Silvano.

Com o aumento da procura da população nos últimos dias pelos exames, a Secretaria optou pela ampliação dos locais já que, com o frio mais intenso e tempo mais seco, é comum o aumento nos casos de síndromes gripais e respiratórias. Segundo explica o médico e subsecretário de Saúde, Augusto Muzilli Jr., a frente fria prolongada que permanece em Piracicaba propicia o aumento dos casos de gripe e, também, da Covid-19. “Apesar da grande procura pelos centros de testagem, a positividade para Covid-19 pode ser considerada baixa na cidade, porém, é preciso estar em alerta”, destaca ele ao reforçar que o momento ainda é de risco para a doença.

Para ter acesso ao teste rápido, a pessoa deve procurar um dos Centros de Testagem com documento pessoal com foto e CPF. Farão o teste as pessoas que apresentarem sintomas gripais e respiratórios ou que tiveram contato com alguém suspeito/positivo para a Covid-19. Em caso de resultado positivo, a pessoa será devidamente orientada pela equipe da unidade quanto aos sintomas, tratamento e isolamento. Caso o paciente precise de atestado médico, ele será encaminhado para atendimento em uma das quatro UPAs do município.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também