Região Leste apresenta mais de 100 demandas para o Orçamento Participativo

Região Leste apresenta mais de 100 demandas para o Orçamento Participativo

Nas plenárias realizadas na noite da segunda e terça-feira, dias 30 e 31/05, no Centro Social Sol Nascente/Alvorada e Centro Comunitário Piracicamirim/Petrópolis, respectivamente, foram apresentadas 113 demandas, abrangendo áreas como mobilidade urbana, segurança, esportes e lazer, saúde, obras e meio ambiente. As solicitações foram apresentadas por lideranças comunitárias e moradores da região Leste, constituída por 62 bairros, para serem incorporadas ao Orçamento Participativo. Participaram durante os dois dias das plenárias 45 pessoas.

Foto: Isabela Borghese

Entre as demandas da região leste para o Orçamento Participativo estão a pavimentação da rua Divaldo Rodrigo de Toledo, bairro Dois Córregos; implantação de programa para desenvolvimento do esporte que contemple crianças, jovens, adultos e idosos; construção de uma unidade de saúde na região do Piracicamirim; ampliação e construção de rampa de acessibilidade na unidade da Associação de Moradores Parque Residencial Eldorado; construção de Ecoponto da Região Leste; construção de rede pluviais no bairro Cecap/ Eldorado na avenida Gustavo Adolfo Franco Bueno, próximo ao CRAB/Cecap; construção de anexo no varejão Cecap/ Eldorado, para guardar materiais reciclados; implantação de um posto policial no bairro Sol Nascente e criação de linha de ônibus que atenda os bairros Sol Nascente, Itamaracá, Itaberá e Itaporanga.

Também foram citadas a instalação de base da Guarda Civil na área verde ao lado do Complexo Esportivo Parque Prezotto; recapeamento das ruas do bairro Panorama; construção de estacionamento em diagonal no entorno da praça Padre Joaquim de Paula Correia (Vila Prudente); construção de piscinão no bairro Maracanã, para evitar enchente, e reforma do centro comunitário do Piracicamirim.

PARTICIPAÇÃO – As secretárias Euclidia Fioravante, de Assistência e Desenvolvimento Social, e Jane Franco Oliveira, de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes, representaram o Poder Público e ambas reforçaram que as plenárias são fundamentais para que a população possa exercer sua cidadania e almejar melhorias para seu bairro e região.

Os participantes reconheceram o processo transparente do Orçamento Participativo que, segundo eles, tem peso decisivo nas conquistas comunitárias. O vice-presidente da Associação dos Moradores Parque Residencial Eldorado/Cecap, José Ferreira Matos, que participou de uma das plenárias, já tem experiência em participar do Orçamento Participativo, mecanismo que, segundo ele, dá voz para que a população escolha as demandas prioritárias para o seu bairro.

Participando pela primeira vez de uma plenária do OP, Ivan Coelho da Silva, vice-líder comunitário do Sol Nascente, acredita que o Poder Público ouça o que os moradores estão reivindicando e juntos possam construir uma política que priorize o crescimento dos bairros com qualidade de vida.

José Adão Marciano, líder comunitário do bairro Piracicamirim, torce para que algumas das demandas escolhidas pela população possam de fato ser concretizadas pelo Poder Público. “Fiz questão de vir participar da plenária, por entender que somente participando democraticamente, a comunidade pode ser ouvida”.

As plenárias acontecerão até o dia 28 de junho, sendo duas reuniões em cada uma das seis regiões (Oeste, Leste, Norte, Sul, Centro e Rural). As próximas plenárias serão na região Norte e acontecem nos dias 06 e 07/06, às 19h, no Centro Comunitário do bairro Parque Piracicaba- Balbo e CRAS Mário Dedini.

Foto: Isabela Borghese
Foto: Isabela Borghese
Foto: Isabela Borghese
Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também